Método Rest-Pause: O que é e como fazer

Alguma vez você já fez um Rest-Pause? Sabe o que é? Para quem nunca fez, ou somente escutou ou tem curiosidade, deixa eu te falar um pouco sobre esse método que vai ajudar bastante no seu treino e consequentemente nos resultados. Uma observação: antes de fazer esse método, é  Importante ter experiência com treinamento de força ou musculação  para evitar algum tipo de desconforto ou lesões. 

O que é Rest-Pause?

Rest Pause é um excelente método para alcançar maior volume de treino. O método de Rest Pause é intenso e, no geral, usa-se apenas com pessoas em nível avançado de treinamento. Ele é bastante importante para adaptações de força e hipertrofia muscular (aumento da massa muscular). Esse método é bem vindo para quem tem experiência com a musculação e outros métodos similares.

Como fazer Rest-Pause?

Antes de fazer o rest-pause, é importante realizar o teste de repetição máxima (RM), este permite encontrar a carga máxima em um determinado exercício (procure um profissional de educação física, ele mostrará como é realizado o teste de 1RM).

O rest-pause consiste em fazer repetições de um exercício até a falha e, em seguida, realizar descansos curtos. Dessa forma, o objetivo principal é aumentar o número de repetições numa série.

Foi proposto uma relação volume-intensidade tipicamente fixa para o rest-pause. Usaremos o exercício de supino com barra para exemplificar o método;

São realizadas vinte repetições no supino, em que, após a primeira falha entre dez e doze repetições, as séries subsequentes até a falha são realizadas com intervalos de 20 segundos. Porém, adaptações podem ser feitas, sem fixar um número de repetições e simplesmente realizar duas pausas de 20 segundos, efetuando-se o maior número de repetições possíveis. Esse procedimento pode até ser repetido no mesmo exercício, dependendo do grau de treinamento do indivíduo.

Repetição Rest-PauseSérie x repetiçõesIntensidade


Supino Barra
1x até a falha-20 segundos
1x até a falha-20 segundos
1x até a falha- 1-2 minutos
Para quem é muito treinado pode repetir 1-2 vezes


6-12 RM ou próximo a 80% de 1RM

OBS: Quanto a realizar o rest-pause em mais exercícios, talvez não seja boa opção, em razão do alto grau de fadiga atingido.

Benefícios

São vários benefícios, devido ao curto tempo de descanso entre as repetições de cada série. Sendo assim, é mantido o alto volume de treino sem perder eficácia na intensidade. Além desse benefício, seguem outros: 

Aumento da carga;

Aumento da intensidade do treinamento;

Aumento do volume de treinamento;

Aumento das adaptações de força;

Aumento das adaptações para hipertrofia.

Como mostrado, esse método é bem interessante para otimizar resultados, mas como em qualquer procedimento, é importante a supervisão de um profissional de educação física, além de cuidados especiais com a alimentação. Os métodos que exigem mais do organismo requerem uma atenção especial com os nutrientes consumidos. Fale com um bom profissional da nutrição, ele(a) saberá de suas necessidades.

Até a próxima !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima