Saiba como emagrecer de forma saudável em 2023

Segundo estudo divulgado pela Federação Mundial de Obesidade, o Brasil deve ter 29,7% da população adulta com obesidade até 2030. Deste total, 33,2% serão mulheres.

Atualmente, 22% da população brasileira adulta é obesa. As informações são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2021, realizada pelo Ministério da Saúde.

Como ficar fora dessa estatística

Sabemos que o aumento de peso em formato de gordura é promovido por múltiplos fatores, mas um dos, se não o principal, é o excesso de alimentos com rico teor calórico e baixo teor nutricional, associados ao baixo movimento. E quando o déficit calórico é positivo (maior consumo e menor gasto), a tendência é aumentar o peso e, consequentemente, a gordura.

Alguns conselhos que podem contribuir com esse objetivo:

  1. Faça exercícios físicos regulares: Eles promovem alterações importantes em todo o corpo, e se tratando de exercícios de força, haverá melhora significativa de aumento de massa corporal (hipertrofia), aumento nos percentuais de massa magra e contribui bastante para diminuição de percentuais de gordura.
  2. Cuide da alimentação: Uma boa alimentação é o combustível para nosso corpo, e como todo combustível, sendo de origem e conteúdo ruim, pode danificar nosso motor (corpo), e sendo de boa procedência e variação fará nosso motor rodar mais tempo e sempre com boa qualidade. As manutenções (ida ao médico) farão parte do processo durante nossa vida. 
  3. Coma devagar: Quando comemos devagar, temos a saciedade percebida mais rapidamente. Isso se dá porque a comunicação para entendermos que não precisamos comer mais é percebida mais rapidamente. Por sua vez, quando comemos muito rápido, a mensagem de saciedade também vai chegar, porém, quando chega, já ingerimos uma quantidade maior de comida e nos sentimos muito cheios.
  4. Faça checkup: a ida ao médico regularmente é um processo para analisarmos como nosso organismo está. Exames bioquímicos, hormonais e de imagens serão solicitados pelo médico sempre que achar necessário. Essas visitas ao médico servirão como prevenção e, caso aconteça alguma alteração, seja cuidado o quanto antes. Imagine que nesses exames pode-se identificar alguma alteração hormonal, e essa mudança pode estar atrapalhando o processo de emagrecimento.
  5. Hidratação: Nosso corpo é formado por bastante água que vai em média de 50% a 80%, a depender da idade. Manter-se hidratado é muito importante para o funcionamento correto das funções de nosso organismo. Existe uma fórmula para saber em média a quantidade de água diária: 35 x o peso corporal. Ex: 35 x 70kg = 2.450 (Dois litros e 450). Se você é uma pessoa ativa, pode aumentar esse cálculo para 40 x o peso corporal.
  6. Durma bem: A necessidade de horas de sono vai mudando de acordo com a idade. Para adultos entre 18 a 64 anos, recomenda-se de 8 a 9 horas de sono por noite. Quando dormimos, nosso organismo recarrega todos os estímulos do dia, separando o que deve reter, o que pode descartar e fazer um rastreio para saber o que está em ordem e o que precisa de reparo. Caso não tenha noites de sono em horas e principalmente de qualidade, nosso corpo pode sentir essas alterações, e um dos resultados negativos dessas noites ruins de sono é o aumento de peso no formato de gordura, aumento da pressão arterial, irritabilidade, baixa produção etc.
  7. Procure um profissional de educação física e nutricionista para prescrever seu treino e plano alimentar respectivamente. Eles são importantes na melhora da saúde, emagrecimento, hipertrofia ou performance. Os profissionais devem ser procurados para fazer um diagnóstico, e daí alinhar a melhor estratégia para cada necessidade. 
  8. Seja disciplinado: Não adianta nada ter tudo ao seu redor para dar certo, se o principal de todo esse processo, que é você, não fizer a sua parte. 

Conte sempre conosco e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima