Estas são as chaves para um treino de sucesso

Todos nós temos objetivos na vida, mas algumas atitudes nos fazem atingi-los. Um dos motivos que nos fazem desistir ou demorar a chegar ao alvo é que às vezes planejamos uma meta muito grande em um tempo que pode dificultar e, com isso, ficamos frustrados e desistimos. 

Uma boa dica é separar seus objetivos maiores em menores, assim a cada fase que chegar, passa para outras. Um exemplo: imagine que tenha como meta diminuir uma certa quantidade em medidas de gordura e com isso alcançar a mudança da composição corporal de forma saudável. Porém você calculou essa mudança em um tempo que não seria tão interessante para que atingisse de forma saudável e, principalmente, sustentável.

 Tudo certo, mas estamos falando isso só para objetivos vinculados aos exercícios físicos? Não! Esse planejamento serve para qualquer área da vida. Na área do treinamento chamamos esse planejamento de periodização, que se divide em Macrociclo, quando o objetivo principal geralmente dura meses; o Mesocilclo, que pode durar de duas a seis semanas (objetivos menor) e o Microciclo, que pode durar de uma a quatro semanas (essas semanas podem sofrer variações). 

A ideia central é planejar em semanas, quinzenas, meses ou anos seus objetivos. A cada ciclo ou fases, objetivos menores são alcançados e devem ser comemorados. Vamos voltar ao exemplo acima de mudança das medidas, peso e composição corporal. Ajuste pequenas ações no dia a dia, como sono de qualidade, exercícios físicos regulares, mudança na alimentação… isso pode ser modulado nas primeiras semanas (microciclos). As primeiras semanas servem para adaptação e ajustes. Tenha sempre a palavra resiliência como companheira. 

Nas semanas seguintes deve servir também para avaliar como estão as mudanças iniciais. Caso não esteja, vamos ajustá-las. caso todas estejam encaixadas, vamos acrescentar outras possibilidades e manter o otimismo para continuarmos nessa pegada, com o aumento nos dias de exercícios físicos ou incluindo algumas variáveis nas atuais. Nessas semanas já dá para perceber ganhos advindos da mudança de comportamento, como exemplo: aumento da força, da resistência, melhora na qualidade do sono, mais disposição. Nessa fase estamos no Mesociclo. Palavra da vez: paciência.

As mudanças vão continuar melhorando e com o passar das semanas e meses, já disciplinados e persistindo  dia após  dia, e com foco no objetivo maior, outras mudanças aparecerão de forma mais acentuada por conta do acúmulo de disciplina e persistência. Mudanças estéticas já podem aparecer. Algumas mudanças serão notadas também via avaliação física, já outras são mais fáceis de notar, como aquela roupa que antes não cabia e agora cabe. Agora é continuar com a disciplina e colher os resultados da dedicação e, principalmente, comemorar cada novo sucesso. 

Chegamos no Macrociclo. Se você notou, um ciclo está dentro do outro.

Terminarei o texto com uma frase do ex-presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge: “Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados  educados. A persistência e determinação são, por si só, onipotentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima