emagrecer

Qual a diferença entre emagrecer e perder peso?

O emagrecimento, tecnicamente falando, é a diminuição do percentual de gordura corporal. Imagine que alguém  na avaliação física apresente 30% de percentual de gordura e, na reavaliação física, esse percentual  de gordura esteja em 25%, o que aconteceu nesse caso? Essa pessoa emagreceu.

Já o perder peso corporal é diferente. Imagine alguém que ao subir na balança pesa 70 quilos e depois apresente 69 quilos. Se essa diminuição foi gordura, se foi água, ou massa muscular, é indiferente. Nesse exemplo a pessoa perdeu peso corporal. Sabe porque? O parâmetro foi a balança e não a avaliação física, e na avaliação física se pode avaliar como está a composição corporal.

A relação exercícios físicos e melhora dos parâmetros para saúde são vastos, entre eles, o emagrecimento está incluso. O balanço energético negativo favorece o emagrecimento, mas daí é só isso? Não mesmo! Quais alimentos comer, como comer e em qual frequência se alimentar? Para essas respostas um bom nutricionista lhe dará de forma individualizada e saudável. 

Algumas pessoas querem emagrecer. Essas mudam os hábitos de vida com reeducação alimentar, exercícios físicos regulares, tem a preocupação com a qualidade do sono… são preocupações de pessoas que realmente querem um emagrecimento saudável e sustentável.

Outras pessoas querem ser emagrecidas, não querem praticar exercícios físicos, e o pior, buscam os caminhos mais rápidos e mais curtos, mesmo que tenha comprometimentos da saúde. Uma boa parte dessas pessoas que conseguem esse resultado relâmpago, vão voltar ao tal reganho de peso corporal, que normalmente vem em formato de gordura corporal, e trazem outros problemas com eles, sendo um deles problemas de autoestima, ansiedade… e para quem já tinha, eles tendem a ser em maior magnitude.

Não existe milagre! Não existe jeitinho! Não existe “em tantos dias a pessoa vai perder tantos quilos”! O emagrecimento envolve vários processos: fisiológicos, bioquímicos, psicológicos. O que existe é o acompanhamento de equipe com profissionais da saúde (Profissional de Educação Física, Nutricionista, Médicos). Em alguns casos outros profissionais da saúde podem fazer parte desse processo, de forma definitiva ou provisória, o psicólogo é um deles.

Então, galera, o macete é: respeite o processo e treine para a saúde. A estética será consequência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima