A intensidade faz a diferença no seu treino

Em qualquer área da vida temos várias metas, e algumas vezes essas metas podem demorar a ser alcançadas. Por uma possível demora podemos desistir dessas metas, e um dos possíveis motivos pode ser na forma que estão sendo usadas algumas ferramentas.

Falando em treinamento físico, o que não falta são variáveis (ferramentas), e saber usá-las, na hora certa, pelo tempo correto e na intensidade correta, pode fazer toda diferença.  E falando em intensidade, essa é uma variável muito importante dentro do treinamento físico.

Já ouviu a frase que a diferença entre o veneno e remédio é a dose? A intensidade é um exemplo perfeito, pois o que se espera é que essa intensidade não seja  exageradamente alta, para não prejudicar o que se espera, e nem que seja muitíssimo baixos, sendo assim, será débil.

E como o aluno pode usar a intensidade a seu favor para tirar os benefícios que ela propõe? A primeira dica é procurar um profissional de educação física, ele montará seu treino e explicará tudo, inclusive sobre a intensidade que vai mudar ao longo da experiência com treinamento físico.

Uma das formas de avaliar essa intensidade é por repetição máxima (RM). É realizado uma repetição máxima com técnica perfeita, a partir daí calcula-se um percentual de acordo com o objetivo. Outra forma de repetições máximas é realizando algumas repetições e depois usa-se uma faixa de interesse.  Ainda podemos usar zonas de treinamento: tais exercícios serão usados de 4-6 repetições por exemplo. E por fim, talvez uma das mais usadas, que é a Percepção Subjetiva de Esforço. Quem nunca ouviu seu professor perguntando: “de zero a dez, como está sua percepção de esforço?”. Essa última vai mudando ao longo do tempo de treinamento, pois a percepção vai mudando e nosso limite (limiar) para dor vai mudando.

Então galera, não vacila, as variáveis são muito importantes para que os seus objetivos fiquem mais próximos. Existem muitas variáveis, mas isso é assunto para outro momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima