caminhada

Descoberta! 4 mil passos reduzem o risco de morte

Um estudo publicado na Revista Europeia de Cardiologia Preventiva analisou dados de quase 227.000 pessoas da Austrália, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O estudo mostrou que caminhar um mínimo de 4.000 passos por dia reduz de forma significativa o risco de morte prematura. Ele ainda mostrou que a cada aumento entre 500-1000 passos/dia pode estar associado a reduções de mortalidades. Você deve estar pensando: “caraca o carteiro se deu bem, caminha o dia todo”. 

A publicação também mostra que, enquanto dar aproximadamente 4.000 passos por dia foram associados a uma redução “significativa” no risco de morte prematura, o maior impacto no risco ocorreu quando as pessoas caminharam mais de 7.000 passos/dia, com maior benefício ocorrendo em cerca de 20.000 passos. Partiu trabalhar de carteiro?

Meu Comentário:

É sempre importante quando são publicadas pesquisas que mostram os benefícios que os bons hábitos tem na saúde e qualidade de vida das pessoas. A caminhada, trotes, corridas e tantas outras atividades físicas tem muitas funções, entre elas a melhora da condição cardiorrespiratória, que é um dos componentes da aptidão física relacionados à saúde. As outras são: força, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. 

E como faço para ter esses outros ganhos? Unindo vários tipos de exercícios físicos, treinamento de força, exercícios aeróbicos, aulas coletivas, atividades ao ar livre entre outras. O importante é se mexer. Comece aos poucos, um passo por dia. Uma boa ingestão de bons nutrientes advindos de frutas, verduras, raízes etc, além de noite de sono de qualidade, vão também fazer parte desse bolo que, quando misturado, terá um sabor especial, o sabor da saúde.

Agora veja bem: se a pesquisa mostra que uma quantidade “X” de passos trazem muitos benefícios para saúde, imagine se associarmos exercícios que podem melhorar os componentes da aptidão física relacionados à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima