Emagrecimento: causa ou consequência?

Muitas pessoas têm como objetivo emagrecer, e há vários motivos para isso: estética e saúde talvez sejam os principais. Porém, muitas pessoas têm o emagrecimento como uma causa, e se você ouvir que o emagrecimento não é uma causa, parece estranho, né? Quando nós paramos para analisar a grande parte das pessoas que buscam o emagrecimento, colocam o emagrecimento como uma causa. Elas iniciam os hábitos com exercícios físicos e começam a se alimentar melhor por conta do processo traçado que é o emagrecimento, essas mudanças no estilo de vida são importantes. 

Dito isso, vamos para o que realmente importa: o emagrecimento não é a causa! Ele é a consequência da mudança nos hábitos de vida, e esse entendimento se dá quando as pessoas têm ciência de que a mudança na composição corporal delas é uma consequência da alteração da mudança no estilo de vida. O emagrecimento deixa de ser uma causa e passa a ser uma consequência, e essa percepção tem que estar bem clara para as pessoas. Se alimentar melhor, melhorar a qualidade do sono, treinar de forma regular, são importantes passos no processo que terão como consequência o emagrecer. 

Quando se tem a compreensão de que pequenas mudanças no dia a dia vão sendo somadas e levam  as pessoas a emagrecer, consequentemente, nesse processo, há outras melhoras na saúde, não só  nos resultados sanguíneos. Há também a melhora da capacidade pulmonar e cardíaca, melhora na densidade óssea, melhora da resistência e força física, mais disposição no trabalho e na vida fora do trabalho.

O poder dos hábitos é incrível! Faça algumas adaptações no dia a dia,  e muitos são os resultados. Se possível procure um nutricionista, pois cada pessoa tem suas necessidades alimentares dentro de sua vida. Um bom profissional fará com que a pessoa se alimente sem passar fome, e dentro desse processo consiga seu objetivo. 

Associado à alimentação, os exercícios físicos prescritos por um profissional de educação física, vão contribuir muito nesse processo. Da mesma forma que o nutricionista sabe o que, como, onde e porque prescrever na alimentação, um bom profissional de educação física saberá o que prescrever, quando, onde e porquê, evitando pular processos, fazendo o exercício ser algo prazeroso e seguro. Respeite e tenha paciência com o processo e as consequências virão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima