Verão chegando: escolha o seu esporte aquático!

O verão está chegando, e com ele as altas temperaturas também. Sendo assim, que tal praticar alguma modalidade esportiva na água e de quebra, cuidar da saúde e se refrescar?

As pessoas estão cansadas de ouvir sobre os benefícios dos exercícios físicos para saúde de forma geral, mas nem todos gostam ou têm paciência para musculação e similares. Para essas pessoas existem algumas modalidades esportivas na água que podem ser uma opção saudável e refrescante. 

Vamos iniciar pela natação, esporte muito bem aceito principalmente pelos pais, o que facilita o acesso das crianças desde novinhos. A natação tem vários benefícios para a saúde, e pode ser praticada em todas as épocas do ano. Algumas vantagens para saúde são: fortalece os músculos, melhora os níveis cardiovasculares, atividade física de baixo impacto, ajuda a queimar calorias, aumenta a resistência física, ajuda no combate e controle da ansiedade, estresse, melhora a qualidade do sono, melhora humor e memória, auxilia no tratamento de problemas respiratório como a asma, e pode ser praticado desde bebês até a terceira idade.

Outro esporte praticado no meio líquido, e que também é bem bacana e costuma ter um público fiel, além de trazer benefícios para mente e corpo, é a hidroginástica, normalmente praticado pelas pessoas de mais idade. Possui benefícios similares ao da natação, mas atenção para pessoas hipertensas ou cardiopatas: existe uma referência da altura da água (nessa modalidade as pessoas ficam  na posição vertical, na natação os praticantes ficam na posição horizontal) para a atividade ser segura e não trazer muitos riscos, mais isso o profissional de educação física, junto com médico, vão alinhar para melhor atender os praticantes. Uma observação importante: Não confunda hidroginástica com hidroterapia, a primeira é realizada sob orientação do profissional de educação física e a segunda pelo fisioterapeuta, com intuito de reabilitação.

Existem outras modalidades que são praticadas na água, algumas exigem um pouco mais de habilidades, coordenação, força, coragem e algum grau de risco. Sempre é sábio observar esses detalhes para a atividade ser sempre segura e prazerosa.

Caiaque: atividade que pode ser praticada em solo ou dupla, pode ser praticada em rios e mar aberto, porém se as águas ou ventos tiverem mais fortes, há de se avaliar o risco, e sempre usar coletes salva vidas. Aqui sobretudo os músculos do tronco, braço, além do coração e pulmão, são bastante solicitados.

Mergulho: para quem tem mais coragem, esse pode ser um esporte realizado com ou sem materiais específicos, o básico são óculos e snorkel. Por segurança, sempre pratique essa modalidade com outras pessoas  e com alguém que já tenha experiência.

  Surf: é outra modalidade muito bacana e relaxante; existem vários tipos de pranchas e tamanhos (Shortboard ou Pranchinha, Funboard, Longboard ou Pranchão, Gun), a escolha é realizada se o praticante é iniciante, qual estilo e frequência com que a pessoa vai praticar, além do que, as pranchas menores são mais velozes, auxiliando em manobras mais modernas e progressivas. Outras são mais versáteis, com isso não são tão rápidas como as menores, e as maiores são para o surf mais clássico, como caminhada até o bico da prancha.  É praticado por pessoas de várias idades, exige um bom condicionamento físico geral.

Além dos esportes citados acima, tem muitos outros como Vela, Canoagem, Pólo Aquático, Remo, Wakerboard, Windsurf, pesca submarina, Rafting, Kitesurf, Esqui aquático, Bodyboard, Stand UP Paddle e muitos outros. Podemos falar com mais detalhes das outras, o importante é mostrar que opções não faltam. Escolha a sua e bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima