Panturrilha: como cuidar do nosso segundo coração

Os adeptos dos exercícios físicos, em especial aqueles que praticam musculação, têm o hábito de cuidar bem do corpo, e na divisão dos treinos, principalmente nos dias de membros inferiores, tem uma parte que muitas vezes fica deixada de lado: as panturrilhas.

E no dia a dia, em muitos trabalhos, as pessoas ficam muito tempo sentadas, deixando essa musculaturas bastante tempo com pouco movimento e na mesma posição, e essa parte do corpo é essencial para a saúde do sistema circulatório. Pois é! Uma musculatura saudável nessa região é fundamental para levar o sangue das pernas de volta para o coração. Daí a famosa frase que a panturrilha é o coração das pernas ou é nosso segundo coração.

A contração dos músculos da panturrilha é muito importante para o retorno do sangue para o coração, e o fortalecimento dessa musculatura garante um boa circulação. Cada contração desse músculo representa bombeamento a mais de sangue para o coração.

E como ter os benefícios dessa musculatura via exercícios físicos? É muito importante que durante a prescrição dos treinos de musculação, esses músculos tenham o mesmo cuidado e dedicação que os demais, pois como qualquer músculo a panturrilha deve ser estimuladas algumas vezes durante a semana, também sendo estimulada com métodos similares a outros músculos, tais quais, peitoral, pernas, tríceps entre outros.

Muitas pessoas alegam não treinar porque os músculos da panturrilha não desenvolvem tão facilmente como os demais músculos. Mas nosso corpo é muito sábio, e todo nosso sistema tem funções e finalidades, e um dos objetivos dessa região é ser mais voltado à resistência. Já parou para pensar porque conseguimos andar e ficar em pé por bastante tempo e não cansamos com a mesma facilidade que outros músculos ou grupos musculares? Isso acontece devido a composição das fibras musculares dessa região, daí tem mais um motivo para se dedicar a um treino bem prescrito para essa região, deixando essa musculatura forte e com funcionalidade significativa, além de ganho de hipertrofia.  

Quando observamos pessoas com panturrilhas bem desenvolvidas, na maioria das vezes isso se dá por questões genéticas, e via de regra, desde sempre, tiveram essa região bem desenvolvidas. Os exercícios vão melhorar o que já estava bem, principalmente no quesito de força e estética. Com isso temos o compromisso de treinar também essa região com a mesma ênfase que as demais, ganhando mais saúde e ajudando nosso coração no retorno sanguíneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima