Saiba se treinar resfriado é prejudicial

Você é daquelas pessoas que não gostam de perder um diazinho que seja de treino. Mas, um dia acorda com mal-estar, corpo dolorido, cabeça pesada, nariz entupido e percebe que está resfriado. Daí fica se perguntando se é melhor usar o restinho de disposição que sobrou e partir para a academia ou se o ideal é voltar para cama para descansar e esperar o organismo se recuperar.

Posso treinar com gripe?

Para decidir o que fazer, o indicado é ponderar com cuidado o que está sentindo. Se for um resfriado comum, caracterizado por um quadro mais leve com dor de cabeça branda, coriza, espirros e um pouco de dor no corpo, não há problema em praticar atividades físicas. “Mas, não é o dia para aumentar o tempo e a intensidade do treino, é melhor manter o ritmo com o qual já está acostumado ou mesmo pegar mais leve”, orienta a infectologista Karin Kuslevicius, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Inclusive, a prática de exercícios leves a moderados diante desse tipo de quadro ajuda a minimizar o mal-estar e a acelerar a recuperação, o que é defendido inclusive pelo American College os Sports Medicine, uma das instituições mais renomadas na área.

Se meu resfriado permanecer, devo parar com o treino?

Por outro lado, se os sintomas forem mais intensos, o que acontece em uma gripe, como dores mais fortes no corpo e na cabeça, fadiga excessiva, peso no peito e febre, não tem jeito, é necessário abrir mão do treino. Isso porque, não é momento de desperdiçar energia, já que ela é necessária para ajudar na recuperação. “E isso é especialmente válido se a pessoa estiver com tosse persistente, com secreção e falta de ar”, acrescenta Karin. Além disso, na maioria das vezes quando esses quadros aparecem, os sistemas cardiovascular e respiratório já estão tendo que trabalhar mais para combater o vírus causador da doença e os transtornos que ele desencadeou no corpo e forçar a barra pode levar a problemas mais graves.

E não tem nada de errado em descansar de vez em quando, viu? Tem dia que a gente precisa mesmo pular o treino e tá tudo bem.

Fonte: smartfit.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima