Outubro Rosa: Alimentos que previnem o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença extremamente complexa que se desenvolve por inúmeros fatores. O sedentarismo, o tabagismo, o consumo de álcool e a falta de uma alimentação saudável e balanceada são alguns dos fatores comportamentais que levam ao desenvolvimento dessa doença. Mas, além disso, também existem os fatores hormonais, genéticos e hereditários, que afetam as células e resultam no desenvolvimento de tumores malignos.

É por isso que, apesar do câncer de mama não ser completamente evitável, existem algumas atitudes que ajudam a prevenir ou atenuar o surgimento da doença.  Nesse caso, uma das melhores maneiras de prevenir o câncer de mama é com o consumo de alimentos naturais e saudáveis.

Inclusive, existem vários estudos que apontam que pacientes com câncer de mama que possuem uma dieta rica em vegetais e frutas têm maior chance de sobrevida. Por isso, para o artigo de hoje, trouxe alguns alimentos naturais que contribuem na prevenção do câncer de mama.

Cenoura

Por ser um alimento que possui betacaroteno, a cenoura otimiza o sistema imunológico e protege o DNA contra a oxidação, além de ajudar a evitar a formação de radicais livres. 

Outros alimentos que também são ricos em betacaroteno são os de coloração laranja, como o mamão, laranja, abóbora, pimentão, entre outros. 

Brócolis

O brócolis é um vegetal rico em enzimas muito potentes que são capazes de eliminar do organismo as substâncias que originam células cancerígenas no corpo. Além disso, ele também possui nutrientes com características antitumorais, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Outros vegetais crucíferos também são extremamente benéficos na prevenção do câncer, como couve, rúcula, agrião e couve-flor. 

Tomate

O tomate é outro alimento natural com alto grau de proteção contra a oxidação celular. Desse modo, ele protege o DNA contra a oxidação, assim como a cenoura. Além disso, as substâncias presentes no tomate também agem na oxidação do colesterol, o que contribui para o controle da gordura corporal. 

Uva

A uva é um alimento repleto de flavonóides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Essas propriedades, por sua vez, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo, inclusive as do câncer de mama.

Pimenta

Essa especiaria possui propriedades que retardam e reduzem o aparecimento de células cancerígenas. Além disso, a pimenta tem atividade anti-inflamatória e analgésica, bem como componentes que previnem não só o câncer, como problemas relacionados à diabetes e às doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como framboesa, groselha e amora, são ricas em antocianinas, que são fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos. Dessa forma, seu consumo dificulta o desenvolvimento do tumor.

Frutas cítricas

Frutas como laranja, limão, abacaxi e outras, possuem componentes que contribuem para a redução do metabolismo de células cancerígenas. Além disso, suas vitaminas estimulam o processo de desintoxicação do organismo e fortalecem a imunidade. Tudo isso reduz as chances do aparecimento das células malignas que podem resultar em um câncer de mama.

É muito importante tentar consumir esses alimentos com frequência, incluindo-os na sua rotina. Além disso, não se esqueça de consumir refeições com grãos integrais, vegetais e leguminosos, sempre os preparando de forma natural e evitando as versões congeladas ou ultraprocessadas. 

No entanto, a regra não se aplica a quem tem alguma condição de saúde que exija um acompanhamento de nutricionista, como diabetes ou hipertensão. Nesses casos, o ideal é conversar com seu médico para conhecer os limites de consumo de cada alimento. Aliás, em todos os casos, um nutricionista é indispensável e pode te passar um cronograma alimentar personalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima