Alongamento: entenda por que ele é fundamental no seu treino

Cuidar do corpo, de forma geral, é uma prática que deve ser seguida com a mesma disciplina que paramos para nos alimentar todos os dias. Uma forma bem prazerosa de cuidar do corpo é através dos alongamentos. Já parou para notar que quando espreguiçamos parece que tudo volta para o lugar? O alongamento é uma forma de “espreguiçar” simples e segura de exercitar o corpo em qualquer lugar e a qualquer hora, e ainda deixa seu corpo bonito. Além disso, a flexibilidade é um componente da aptidão física relacionado à saúde.

O músculo alongado nos deixa mais flexíveis, mas, para obter benefícios e tornar o corpo mais flexível, existem formas e protocolos de treinos de alongamentos para colher bons resultados de flexibilidade. Tome cuidado para não se iludir, pois fazer aqueles alongamentos com poucos segundos para um determinado músculo ou grupo muscular e fazendo uma série em um dia, e outra sabe lá quando, não trará benefícios interessantes advindos dos alongamentos. Os resultados perceptíveis  dos treinos de flexibilidade se dão de forma crônica, ou seja, com o tempo, então alongue para se tornar flexível.

Os resultados dos alongamentos são muito bacanas para nossa saúde, quando temos músculos mais flexíveis, melhoramos nosso desempenho no dia a dia. E esses resultados vemos em tarefas diárias. Com o passar dos anos é natural nos tornarmos menos alongados, porém o alongamento é treinável. Outro benefício do alongamento é em relação a circulação sanguínea, pois melhora o fluxo sanguíneo nos músculos. Pessoas com músculos alongados têm uma postura corporal mais bonita, e tendem a ter menos dores musculares. 

Participantes de um estudo publicado na revista Corpos et Scientia, relatam visíveis melhoras da coordenação motora, do equilíbrio e flexibilidade depois da prática de alongamento. A prática também auxilia no aumento do bem estar emocional, melhora da estética no condicionamento físico, tornando-a menos suscetível a dores físicas. 

Os tipos mais comuns de alongamento são os estáticos, que são os exercícios de alongamento realizados com corpo em repouso e, sendo realizado pela própria pessoa, também pode ser chamado de passivo, se outra pessoa auxiliar esse alongamento, esse é chamado de ativo.

Outro tipo de alongamento são os dinâmicos, onde os exercícios são executados com pequenos movimentos. É importante lembrar que quando falamos em alongamentos estamos falando de músculos, e quando falamos em mobilidade, estamos falando de articulações. Esse lembrete é para não confundirmos as coisas.

Existem algumas aulas muito boas que tem também como objetivo melhorar o alongamento e uma delas é a Bodybalance, uma aula com conceito do yoga e elementos do tai chi e pilates.

Algumas academias ou centros de treinamento ofertam aulas que incluem alongamento como um dos objetivos. Dê uma olhada no local onde você treina se na grade de aulas existem algumas aulas com esse intuito. O profissional de educação física pode orientar na escolha das aulas, bem como prescrever um treino visando manter ou melhorar os níveis de flexibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima