Como alcançar a hipertrofia treinando em casa

A hipertrofia, ou ganho de massa muscular, é um dos objetivos mais desejados por aqueles que procuram uma vida fitness, porém, independente de qual seja seu objetivo, é de suma importância seguir as orientações e recomendações dos profissionais de saúde envolvidas nesse processo em busca do seu objetivo. E essas orientações são individualizadas, pois não é à toa que a individualidade biológica é um dos princípios mais respeitados e diz que ninguém é igual a ninguém.

Entretanto, nem todas as pessoas têm interesse em frequentar academias, centros de treinamentos ou box de CrossFit. Seja por questões financeiras, porque não gostam desses ambientes ou não se adequam às rotinas que essas empresas oferecem. E para essas pessoas que querem melhorar o shape e não se adequam ao que foi citado acima, existe uma saída? Sim, são os treinos em casa. Isso mesmo, você não leu errado! Treinar no conforto do seu lar doce lar.  Ah, se você é daqueles que acham que treinar em casa não melhora seus resultados, se liga e continua lendo que muito do que algumas pessoas ouviram é mito.

Quando se tem um bom profissional para prescrever o  treino de forma adequada para os materiais que tem disponível, ou até mesmo somente com peso corporal, o cliente vai perceber mudanças, e não somente na melhora da massa muscular. “Ah, Fábio, mas os treinos em casa são limitados.” Se liga, pequeno gafanhoto! Todos os treinos ou modalidades esportivas tem seus limites. E uma das soluções é outro princípio: o da variabilidade. De forma resumida, quanto maior e melhor for a diversificação desse estímulo, maiores serão as possibilidades de atingir um resultado melhor e mais eficiente.

Quando é prescrito um treino, muitas variáveis são respeitadas, e nessas variáveis estão muitos benefícios para melhorar o ganho de massa muscular via exercício físico. O princípio da adaptação é um pilar importante, pois à medida que o corpo vai se adaptando a um determinado estímulo, avalia qual estímulo podemos mudar para continuar tendo uma resposta favorável. E esse estímulo pode vir de várias leituras, como aumento da carga progressiva, melhora do volume e intensidade, tempo de descanso, ordem dos exercícios,  treinos de séries únicas, divisões em “AB”,  frequência de treino entre outras.

Ainda têm a possibilidade do aluno ter vários implementos em casa, tal qual halteres, kettlebell, anilhas, cordas entre outros. O treino prescrito vai depender de um monte de coisa, como foi citado. Outra coisa: mesmo esse texto falando em treino para ganho de massa muscular, seja qual for seu objetivo você pode treinar em casa. Existem muitos profissionais da educação física que prescrevem treino esteja o aluno onde ele(a) estiver, literalmente em qualquer lugar do planeta. 

Bom, solução para quem quer treinar em casa nós temos, basta o aluno decidir que pretende cuidar mais da saúde e consultar o profissional que seja do seu agrado. Lembrando que esse profissional tem que ser da educação física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima