Dispositivo vestível: como ele pode ajudar nos treinos

Os dispositivos vestíveis, também conhecidos como tecnologia wearable, estão cada dia mais presentes em nossas vidas. Vários são os dispositivos disponíveis para monitorar e nos ajudar em muitas áreas da vida. Vamos citar como essas tecnologias podem ajudar a monitorar e melhorar o desempenho dos praticantes de atividades físicas e exercícios físicos.

Pulseiras/Relógios

Os relógio inteligentes (Smartwatch) são confortáveis, bonitos, não comprometem os movimentos dos alunos, monitoram e analisam a performance das atividades praticadas pelos alunos.

Roupas

As roupas inteligentes são capazes de trazer várias informações, monitoram batimento cardíacos, respiração… isso é capaz devido a sensores embutidos nas roupas inteligentes. Similar ao que acontece com os relógios, os praticantes têm acesso em tempo real a várias informações que ajudam no desempenho.

Anel Inteligente

O uso mais comum do anel é para captar informações relacionadas às atividades físicas, como passos percorridos ao longo do dia e dados de saúde correlatos, como a frequência cardíaca. Mas também são contabilizados os dados de desempenho de sono e até o monitoramento do nível de saturação do oxigênio no sangue.

Faixa

Essas faixas são colocadas no peitoral com intuito de monitorar a frequência cardíaca. É outra excelente ferramenta para controle e segurança.

Essas tecnologias vêm ao longo do tempo evoluindo para trazer mais segurança e dados para serem analisados por alunos e treinadores, além do que, como já citado acima, eles também trazem mensuração de VO2, dado importante para avaliar como o oxigênio está sendo usado pelo organismo. Para os amantes da natação, essas tecnologias também ajudam, além da frequência cardíaca e VO2, pois também monitoram contagem de movimentos, distância e eficiência do nado.

Para quem está iniciando com uma vida mais ativa, também tem benefício, como  por exemplo a quantidade de passos dados por dia, horas de sono, distância percorrida, pace (tempo por quilômetro), controle dos exercícios realizados, como tempo de atividade ou exercícios físicos, carga e evolução nos exercícios, quais são os exercícios, vídeos demonstrativos dos exercícios, feedback para quem prescreveu o treino, também avaliam a pressão arterial, saturação de oxigênio e temperatura corporal.

No entanto, é sempre importante falar com um profissional de educação física, por mais evoluído que esteja a tecnologia. O profissional sempre estará acima de qualquer tecnologia e saberão como, quando e porque prescrever, além de avaliar com individualidade e segurança cada pessoa.

A tecnologia chegou e ficou, com isso não tenhamos medo em usá-la. Sabendo usar da forma correta, elas tendem a trazer vários benefícios para nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima