COMO GANHAR MASSA MUSCULAR EM 5 PASSOS PRÁTICOS E INTELIGENTES

Um dos grandes objetivos de muitos simpatizantes da vida saudável e fitness é o ganho de massa muscular. E junto a essa vontade, vemos muitos mitos sobre esse processo complexo que é a hipertrofia.

 Primeira coisa que precisa ser dita e normalizada é: vai levar tempo. A hipertrofia é um processo complexo que exige tempo para construção de tecidos, fibras e vasos. Não adianta tomar suplementos que prometem aumentar hormônios, suplementos que se dizem anti-catabólicos ou massa com muitas calorias. O processo fisiológico é complexo, precisa de muitas etapas como se fosse a construção de uma casa e exige que você exercite sua paciência, tijolo por tijolo.

  1. TREINO DE FORÇA

Para a hipertrofia acontecer, o corpo precisa ser sinalizado da maior necessidade de reparar o tecido muscular. E essa sinalização mecânica acontece quando você  treina força e faz exercícios como musculação, cross treino, pilates avançado ou calistenia. Não adianta comer frango com batata doce e não treinar força, você não está estimulando o corpo, logo, mesmo fazendo estratégias nutricionais que favoreçam, a hipertrofia não acontecerá. Então, comece a treinar força de forma constante e inteligente (precisa ser periodizado e a carga de treinamento calculada para você, procure um bom profissional de educação física).

  1. SUPERÁVIT CALÓRICO 

Coma mais do que você gasta. Esse é outro princípio básico que precisa ser seguido e adicionado ao treino (sem treinar, não adianta comer mais. Eles andam juntos). Como já falado, o processo é lento, complexo e necessita de uma construção e desconstrução constante no corpo. Imagine a trabalheira que deve ser. Para toda essa construção acontecer, precisamos de mais energia e essa energia vem das calorias que os alimentos fornecem. Não é comer frango com batata doce que aumenta o músculo, na verdade, não tem nada de mágico nesses alimentos, são apenas fonte de proteína e carboidrato, respectivamente. O que faz os músculos crescerem é dar um bom aporte de caloria com quantidade boa de carboidrato, proteína e gordura. E fracione a quantidade de proteína ao longo do dia. Converse com um bom nutricionista para calcular uma dieta para as suas necessidades.

  1. DESCANSE

 Sabe toda trabalheira de reconstruir fibras musculares, vasos, tecido? Nosso corpo faz isso no descanso, não é durante o treino. Além disso, hormônios importantes para o processo de hipertrofia são secretados durante um bom sono. Durma bem, tenha um sono reparador, essa etapa é muito mais importante do que você imagina.

  1. SUPLEMENTOS QUE PODEM TE AJUDAR

Para atingir as necessidades de proteína, você pode consumir alguma proteína em pó: pode ser proteína do leite (whey protein), proteína da carne, soja, ervilha, arroz ou albumina. Qualquer um desses pode ajudar você a ter um aumento protéico (não adianta tomar whey e não fracionar a proteína ao longo do dia, certo?). Outro suplemento muito interessante para dar mais energia para exercícios de força é a creatina. Melhorando o treino, você melhora a sinalização para hipertrofia muscular. Os suplementos são individualizados e precisam ser tomados, apenas, se houver necessidade para você. Consulte um bom nutricionista.

  1. SEJA CONSTANTE

Treine de forma correta e inteligente diariamente. Aí vai um spoiler: apenas se matricular na academia não faz seu músculo crescer. Coma de forma correta e inteligente diariamente: aumente carboidrato (eles não vão aumentar barriga), aumente e fracione as proteínas, coma gordura “boa” e se permita de vez em quando.  Ser constante em todos os processos acima é a chave para um bom ganho de massa muscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima