Quando o assunto é emagrecimento, ouvimos milhares de dicas alimentares que parecem inovadoras, mas a verdade é que nós emagrecemos quando geramos déficit calórico, ou seja, comemos menos do que gastamos. O que é válido aprender são estratégias básicas que irão te ajudar a gerar e manter esse déficit. Uma dica que parece clichê, mas muito importante e que, muitas vezes, não damos muita atenção: O ambiente que estamos contribui muito para nossa escolha alimentar, por isso devemos nos ajudar nessas escolhas.
- Dificulte o acesso aos alimentos mais calóricos e com menor valor nutricional.
Imagina colocar dois recipientes com doces e guloseimas em um local com grande circulação de pessoas. Agora imagina que um recipiente é transparente e outro preto fosco (não conseguimos ver o que tem nele). Qual deles você acha que acabará primeiro?
Quando visualizamos a comida, tendemos a comer mesmo sem uma vontade anterior. Você nem estava pensando em doce, mas viu o pote transparente e quis comer. A mesma coisa acontece se você coloca um bolo na mesa da cozinha ou lanches na prateleira da despensa: você passa para tomar uma água e acaba partindo uma fatia do bolo porque ele estava lá.
A dica é: dificulte o acesso. Parta o bolo e coloque no freezer, coloque biscoitos, salgadinhos dentro de um saco preto e guarde-os em local de difícil acesso. Eu sei, parece uma dica muito básica, mas o fato de visualizar os alimentos pode dificultar suas escolhas mais saudáveis.
- Facilite o acesso aos alimentos menos calóricos e maior valor nutricional
Imagina que você chega do trabalho à noite e ainda precisa temperar, cozinhar e desfiar frango para o jantar. Em dias que você chegar cansado(a), qual a chance do alimento escolhido ser mais prático ou até pedir lanche? Ou imagina que você vai lanchar à tarde e tenha abacaxi com casca, melancia com casca e um pacote de biscoito pronto para ser consumido. Qual mais prático e fácil de você pegar?
Ao passo que precisamos dificultar o acesso aos alimentos calóricos, facilitar o dos alimentos saudáveis é uma excelente e essencial estratégia para a logística da sua rotina ser bem-sucedida. Deixe as frutas e verduras lavadas e cortadas em depósitos transparentes, isso irá facilitar que você escolha esses alimentos quando sentir fome.
Ficou claro que o que você compra e a forma que você armazena os alimentos podem ajudar ou atrapalhar a atingir seus objetivos? Comece hoje a facilitar o seu processo! São pequenas estratégias como essas que podem alavancar e gerar a adesão que você precisa para o sucesso dos seus resultados.


Nutricionista esportiva (CRN6- 11502)
Graduação em nutrição – UFAL
Graduação em educação física – bacharelado – UFAL
Especialização em bioquímica, fisiologia, treinamento e nutrição esportiva – UNICAMP
Mestrado em nutrição humana – UFAL
Docente de graduação e pós graduação nas áreas de nutrição e desempenho.
Nutricionista do time de futebol CRB/AL
Atua em consultório com ênfase em desempenho esportivo, emagrecimento e hipertrofia desde 2013.