CUIDADOS AO PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE A GESTAÇÃO

O número de mulheres que estão praticando exercícios físicos só aumenta, o que é uma excelente notícia. E essas praticantes, em algum momento da vida, podem engravidar. Aí vem a pergunta: devo ou não continuar com os exercícios físicos? A chegada de um filho é um presente para toda família, mas quais as recomendações e cuidados que os pais, principalmente a mãe, têm que ter em relação aos exercícios físicos durante a gravidez?

Todos sabemos que o objetivo maior do exercício físico é promover o bem-estar das gestantes durante esse período, sendo esse treino executado de forma segura e eficaz. Aquelas mães que praticaram exercício físico desde antes da gestação, ou seja, as que são ativas, geralmente terão uma gravidez com bons parâmetros de saúde. 

Os benefícios para as mamães

Durante a gestação, as mulheres grávidas ganham uma série de benefícios com os exercícios como: controle do peso, da diabetes, mais força nos músculos do core, que vão ajudar em relação a desconforto lombar por exemplo e principalmente na hora do parto.

Depois do nascimento, as agora mamães, com seus bebês no seu colo, se recuperam mais rápido do parto em relação às gestantes que são sedentárias, retornam mais rápido ao peso que tinham antes da gestação e tem mais disposição para os dias seguintes ao início dessa nova fase da vida.

A gravidez é um período marcado por vários ajustes fisiológicos e endócrinos dirigidos para a criação de um ambiente ótimo para o feto. A demanda metabólica durante a gravidez leva à mudança fisiológica da mãe.

Cuidados essenciais

Caso a gestante seja sedentária, é recomendado que não pratique nada fora de sua rotina, pois no primeiro trimestre é o período mais propenso aos abortos naturais. Se a gestante for ativa fisicamente, recomenda-se evitar exercícios de impacto que tragam algum risco de queda, escorregão, ou algo que possa aumentar qualquer tipo de risco. 

Mas Fábio, vejo algumas pessoas que continuam com os mesmos exercícios de saltos, entre outros exercícios que podem aumentar o risco de queda, pancada por exemplo, e aí? Eu não disse que é proibido, mas sim, que se podemos evitar e diminuir os risco para a gestante e o bebê, durante a gestação, por que não fazer? Como falam os antigos: “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.”

E se a gravidez for de risco? Nesse caso, recomenda-se a suspensão de algumas atividades ou de todas as atividades, porém, quem vai avaliar todas as informações acima, tanto para liberações quanto restrições e proibições, é o médico que vai cuidar do pré-natal.

Um programa de exercícios físico pode ser iniciado pela gestante após exames e liberação do obstetra, mas é muito importante que seja acompanhado por um profissional que entenda do assunto e saiba como orientar e prescrever exercícios físicos para gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima