O exemplo dos pais pode garantir um futuro mais saudável para os filhos

Desde muito novo nos espelhamos nas pessoas mais velhas, sobretudo nas pessoas mais próximas que, via de regra, são nossos familiares. Ouvimos inúmeras vezes os nossos pais falarem: coma fruta, verdura, legumes, pratique exercícios físicos regularmente, não ingira bebida alcoólica, não fume, estude todos os dias, leia sobre vários assuntos, não fique o dia todo grudado nesse celular. Até aí, tudo certo, todos esses estímulos teóricos são bem vindos e muito importantes para a vida das pessoas.

Já imaginou se as pessoas que nos estimulam na teoria, também nos incentivassem com a prática? Assim, serviriam de espelho. Quantas vezes vivenciamos e nos deparamos com crianças que dizem que fazem algo porque papai ou mamãe faz? Na cabeça da criança, se os mais velhos fazem, é bom, com isso também irá fazer.

De vez em quando aparece nas redes sociais vídeos de crianças imitando adultos, tanto nos bons, quanto nos maus exemplos, ou seja, nos espelhamos em quem admiramos. “Ah, mas quando a pessoa crescer pode perceber que aquilo que fazia  era errado e pode mudar o comportamento” Pode sim! Porém, não seria mais fácil desde sempre passar bons exemplos! 

Com os exercícios físicos é a mesma coisa. Quando colocamos nossos filhos na  bicicleta para dar uma volta só por lazer, ou estimulamos todas e possíveis práticas de exercícios, quando passeamos nas áreas verdes em parques, estimulamos a prática de esporte ou qualquer tipo de movimento dos pequenos, estamos iniciando o plantio de bons hábitos. O mesmo acontece quando na casa existe a distribuição e consumo de farta alimentação saudável, e estas ficam em locais de fácil acesso, e quando lemos para eles dormirem, para eles conhecerem histórias diversas, assim os transportamos para lugares infinitos. Também é o mesmo quando acompanhamos as lições da escola, estudamos juntos, mostramos como uma vida de bons hábitos traz coisas boas. Fazendo analogia com essas coisas do dia a dia, de fácil entendimento para cada fase da vida, estamos mostrando na prática que aquilo é bom, mostrando que podem se espelhar nessas pessoas.

Valores, crenças e comportamentos terão impactos nas crianças. Os pequenos captam informações ainda no ventre da mãe e seguem durante a infância e adolescência. Os exemplos vão moldando a vida para sempre. A forma com que você se comunica, mostra se você se importa ou não com certas coisas, a forma que corrige, se presenteia alguém, mostra que essa pessoa é especial para você. Essas e outras atitudes vão forjando os filhos. Lembre-se:  as atitudes têm que estar alinhadas na mesma direção da fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima