Realmente não é fácil. Você já se fez essa pergunta? Está nessa situação? Deixa eu te dizer uma coisa: enquanto você está lutando para perder gordura, o teu corpo está lutando para manter essa gordura (que é a reserva de energia dele) ou seja, você está numa guerra com seu corpo nesse momento. Continua obedecendo os novos comandos, ele vai obedecer e vai dar certo.
É normal, dentro de um processo de emagrecimento, o corpo acionar mecanismos contra regulatórios, fazendo com que a perda de gordura seja mais lenta.
Também muitas vezes ao longo do processo temos a tendência em flexibilizar as estratégias, comendo um pouco mais ou permitindo voltar aos velhos hábitos, fazendo com que o trabalho de manter o peso se torne mais difícil. Por isso é interessante que a mudança seja dentro de um quadro evolutivo a fim de se tornar uma estratégia alimentar permanente, um estilo de vida. Aquela mudança que eu falo aqui sempre que posso, de dentro pra fora…corpo e mente.
Bom, mas o que fazer para conseguir manter o peso depois do emagrecimento?
–Primeiro passo: Estabelecer uma linha de alerta, um critério objetivo. Exemplo: um peso ou uma roupa que te traga um sinal de alerta.
Você não precisa ser muito rígido, mas é interessante ter um indicador que faça você voltar a prestar atenção na alimentação e assim retornar ao objetivo num período mais curto de tempo.
–Segundo passo: Quando chegar na linha de alerta procure focar em alimentos nutricionalmente densos e com a melhor relação proteína/energia, exemplo: carnes, ovos e vegetais de baixo amido.
Voltar para o básico é o melhor caminho, a famosa comida de verdade. Evitar nesse momento aquelas “receitinhas fit” deliciosas que muitas vezes fazem a gente comer em excesso.
–Outras alternativas: Criar regras de condutas ou pequenos desafios para mudar estímulos. Exemplo: jejum intermitente, 1 semana sem industrializados, entre outros.
Inclusive, criei um desafio de 21 dias focando exatamente nisso, trazer novos estímulos até para pessoas que já são saudáveis. O último desafio do ano será em dezembro, até lá trago mais informações sobre as inscrições por aqui. Emagrecer não é fácil. Por isso a mudança de estilo de vida precisa fazer sentido para você. Precisa começar no seu interior, para que você consiga sustentar e ter sucesso em seu objetivo.


Graduada em nutrição.
Pós graduada em nutrição esportiva, estética e funcional.
Especialista em resgatar autoestimas nutrindo corpo e mente.