Exercícios podem ser alterados para seguir uma estratégia?

“ESSE EXERCÍCIO TÁ ERRADO! ESSE EXERCÍCIO NÃO ESTÁ ERRADO?”  Já escutou isso na academia? Eu creio que sim!

Mas, vamos com calma aí colega! Não é dessa forma. Se você não tem capacidade física ou até uma deficiência para realizar certos movimentos, não significa que está errado.

Com certeza, você já deve ter visto muitas variações de exercícios (com fundamentos e outros sem noção kkkk) na academia que você treina. Porém, essas variações ocorrem por “N” motivos, desde lesões,  limitações articulares e musculares, doenças e até mesmo ESTRATÉGIA DE TREINAMENTO baseada nos princípios do treinamento esportivo! Isso mesmo que você leu. Vários exercícios podem, e são alterados, para poder causar mais estímulos com objetivos específicos.

Como exemplo, aumentar a amplitude do stiff, porque a amplitude básica do movimento já não é mais suficiente para estimular os músculos posteriores (glúteos, coxas e lombar); fazer movimentos parciais pra desenvolver regiões específicas dos músculos; adaptar os exercícios por conta de uma deficiência física ou fisiológica. Porém, para esse exemplo, houve algum treinamento específico prévio para fortalecer e preparar seu corpo para realizar o exercício com maior amplitude ou adaptações. Entendeu?

Nem sempre os exercícios que você “acha” estar errado ou inadequado para tal pessoa, realmente está! Primeiro busque entender o contexto e o porquê daquele exercício estar sendo realizado de tal maneira! Se mesmo assim você continua dizendo que está errado, muito cuidado que o erro pode estar em você!

Abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima