19 estratégias para aliviar a tpm com alimentação

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema que atinge pelo menos 80% das brasileiras, segundo um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os sintomas mais comuns dessa alteração hormonal são: cólica, inchaço, dor de cabeça, irritação e desânimo. Já passou por isso? Sua dieta pode influenciar diretamente na melhora ou piora desses sintomas. A alimentação rica em vitaminas A e B6, magnésio e os aminoácidos tirosina e triptofano são substâncias capazes de reduzir alguns sintomas da temida TPM, isso porque esses alimentos ajudarão não produção do hormônio que vai te dar prazer e bem estar: A Serotonina.

Durante a síndrome pré menstrual, a mulher tende a consumir mais calorias, principalmente as encontradas em carboidratos refinados – açúcar, doces, pães, massas e gordura -, além do consumo de bebida alcoólica. Isto ocorre porque estes alimentos, de certa forma, trazem alivio aos sintomas emocionais. No entanto, pode ocorrer a elevação do percentual de gordura corporal. Isto significa ganhar peso na forma de gordura e não de água (inchaço) como muitas mulheres apresentam. Então é preciso ter atenção.

 Para aliviar o inchaço, comum durante a TPM, eu trouxe 10 estratégias que você pode testar para diminuir o inchaço e a vontade louca por doce nesse período.

1- 10 dias que antecedem o ciclo menstrual, diminua carne vermelha da sua dieta.

2- Aumentar fontes de triptofano, magnésio e vitamina b6: cacau, aveia, gergelim, semente de abóbora, amêndoa.

3- Usar de 10 a 15 gotas de própolis todos os dias.

4- Usar probióticos.

5-Suplementar glutamina para nutrição das células intestinais.

6-Usar óleos essenciais em difusor: lavanda, laranja, gerânio.

7- Suplementação: magnésio, vitamina D, vitamina b6.

8- Tomar chá: Sáliva, Amora, Melissa, Cidreira.

9- Fazer uma boa higiene do sono.

10- Evitar cafeína.

Lembre que não existe nada em específico que seja milagroso. Nosso corpo é complexo e precisa de uma boa base nutricional para funcionar em harmonia.

Procure sua nutri para te ajudar nas dosagens das porções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima