Posso fazer movimentos ginásticos no meu treino?

A resposta para a pergunta que está agora na sua cabeça é: SIM! QUALQUER PESSOA PODE FAZER! Mas, depende do objetivo que deseja alcançar.

Movimentos ginásticos não são utilizados apenas para competição. Eles também podem ser realizados para os resultados que você deseja alcançar, pois neles estão contidos movimentos naturais do nosso corpo que estão sendo esquecidos e subutilizados. O foco em máquinas e equipamentos estão cada vez maiores e boa parte da população ainda acredita que exercícios físicos só podem ser realizados em ambientes específicos para tal.

Essa é a premissa mais equivocada que existe. O exercício físico surgiu na idade antiga através dos movimentos básicos como correr, saltar, arremessar, puxar, empurrar e assim vai.

A ginástica dentro do Crossfit

A ginástica dentro do treinamento de CrossFit é um pouco diferente da maneira tradicional de se treinar em ginásios. Vamos entender algumas das diferenças e semelhanças dessa mesma modalidade esportiva para treinos de CrossFit.

Primeiramente, no treino de CrossFit, não haverá cavalo com alças, barras assimétricas, barras de equilíbrio, salto sobre a mesa ou a apresentação de solo. Entretanto, trabalha-se bastante com argolas, barras fixas e barras paralelas.

 Além disso, movimento de puxadas como PullUps, BarMuscleUps e RingMuscleUps são semanalmente trabalhados de diversas formas no CrossFit. São aplicados desde técnicas de aprendizado e movimento auxiliares dos mesmos, para haver um aprendizado e uma técnica eficiente de movimentos mais complexos, bem como movimentos de empurradas RingDips e paralelas.

Outros movimentos bastante característicos da ginástica que são utilizados dentro do CrossFit são os movimentos realizados de cabeça para baixo; especificamente o HandStand PushUps e o HandStand Walking. Para realizar com segurança esses dois movimentos é necessário muito treino e persistência. Sabe-se que permanecer por algum tempo de cabeça para baixo pode ser um desafio enorme para alguns alunos. Além disso, agachamentos unipodal (Pistol), e RopeClimb (escalada de corda), são dois movimentos que também estão presentes dentro do cenário do Cross.

Esses exercícios relatados acima têm grande influência da ginástica artística e são trabalhados semanalmente dentro de Box de CrossFit ou Centro de Treinamentos Funcionais.

Com ginástica ou não, comece!

Então, entenda que você pode fazer exercícios físicos em qualquer lugar que seja. E essa pandemia veio mostrar isso a você.  Pare de dar desculpas e faça o que deve ser feito. VÁ TREINAR!

Como fazer isso? Com o acompanhamento correto e só quem faz isso é um profissional de educação física.  Busque o o que mais você se identifica, marque um horário com ele, faça sua avaliação monte o seu planejamento e execute-o, INDEPENDENTE DA MODALIDADE DE TREINO! VÁ TREINAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima