Descubra qual melhor horário para treinar

Abrimos as comemorações do primeiro ano do Blog Endorfinados e os nossos agradecimentos vão para todos que nos acompanham. Fazemos todas as matérias com muito carinho. Nosso maior compromisso é levar informações de qualidade, no entanto sempre surgem algumas dúvidas, entre elas tem uma muito comum que é: qual é o melhor horário para treinar?

Não vamos nos ater especificamente a aspectos fisiológicos, e o porquê? Simples, nem todos podem treinar nos horários que alguns estudos sugerem como sendo mais interessantes para otimizar determinados objetivos.

Alguns estudos mostram que para diabéticos, mais especificamente diabetes tipo 2, teria mais benefícios metabólicos treinar a tarde. Este estudo mostra que não estão muito esclarecidos os porquês.

Para aqueles que treinam força e potência, a janela mais interessante parece ser das 13h às 18h. Sobre os treinos de resistência, ciclismo e corridas de longas distâncias, alguns estudos mostram que o horário não faz  tanta diferença. 

Sempre é saudável comentar que, mesmo alguns estudos mostrando quais horários são interessantes treinar para determinados públicos e objetivos, a alimentação é um potencializador desses resultados. Imagine alguém correndo descalço no asfalto quente, o desempenho fica comprometido. Agora imagine essa mesma pessoa correndo o mesmo asfalto quente, só que agora calçado. O segundo exemplo (correndo calçado) é a junção de exercícios e alimentação adequada, ou seja, o desempenho será melhor e mais duradouro.

E se não der nesses horários?

Vamos para a realidade da maioria das pessoas, treine no horário que tiver livre, ou que melhor se adequa. Lembre-se: somos adaptáveis, se temos somente aquele horário, vamos treinar nesse horário. Evite treinar próximo a hora de dormir, mas se só tiver horário livre a noite, termine o treino no mínimo 90 minutos antes da hora de dormir, assim não vai comprometer a qualidade do sono.

Outro aspecto é que a qualidade dos exercícios é muito mais importante do que o tempo de exercício. Entenda o sentido da frase: é melhor um treino curto realizado com qualidade e diversidade de movimentos e variáveis interessantes, do que bastante tempo de treino feito de qualquer jeito.

Procure um profissional de educação física! Depois de uma conversa (Anamnese), ele orientará qual o caminho mais seguro, para aquele momento, e naturalmente, outros caminhos ou degraus surgirão como a evolução. Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima