zumba fitdance

Zumba X FitDance: quais as diferenças?

A dança já é considerada uma modalidade fitness, além de um meio de diversão. Isso porque ela melhora a saúde cardiovascular, aumenta o equilíbrio e a força e ainda desafia seu cérebro, melhorando o desempenho cognitivo e evitando a perda de memória conforme você envelhece.

Mas não, nem toda aula de dança é igual. É importante entender as particularidades de cada uma para escolher a melhor para você!

Vivi Ferreira, professora de Educação Física, ensina as diferenças entre as principais modalidades de dança que você encontra em uma academia: a Zumba e o FitDance.

Como é uma aula de Zumba?

“São movimentos de ginástica ‘mascarados’ pela dança, com intuito de emagrecimento”, diz Vivi. “Muitos dos movimentos que você encontrava na ginástica aeróbica dos anos 80, como polichinelo, por exemplo, você encontra na Zumba, porém de forma ritmada.”

Ou seja, ela é essencialmente um treino aeróbico, mas seguindo o ritmo de músicas, para torná-lo mais divertido.

Além disso, cada instrutor pode fazer a coreografia da maneira que quiser, incluindo os movimentos de ginástica como achar melhor. Ou seja, uma mesma música pode ter diferentes coreografias dependendo do instrutor.

As músicas escolhidas são principalmente do universo latino, como a salsa, samba, funk e até sertanejo. O treino é dinâmico e exige fôlego. O momento de descanso acaba acontecendo entre uma música e outra. 

  • Quem pode fazer? Iniciantes, intermediários e avançados.
  • Duração da aula: 30, 45 ou 60 minutos.
  • Quantas calorias dá pra queimar? Até 300 por aula.

Como é uma aula de FitDance?

“Já, o FitDance vem com a proposta de deixar as coreografias mais homogêneas”, diz Vivi. “Antigamente, cada grupo de axé dançava as músicas de uma forma diferente e o FitDance veio como uma maneira de democratizar a dança, criando coreografias padrão para que todos consigam acompanhar. Na época em que surgiu, houve até crítica de que o FitDance iria deixar a dança robótica, mas não é a ideia. A ideia é realmente democratizar para que todos consigam dançar juntos, em qualquer lugar.”

Então, seja em qualquer lugar que você faça uma aula de FitDance, a coreografia vai ser a mesma. 

E a característica principal é a dança em si: são movimentos (de baixa e alta complexidade intercalados para trabalhar o corpo todo) de coreografia, não movimentos clássicos do aeróbico. 

Apesar da coreografia elaborada, na aula de FitDance só há uma regra: seguir o ritmo e se divertir. 

  • Quem pode fazer? Iniciantes, intermediários e avançados.
  • Duração da aula? 30, 45 ou 60 minutos.
  • Quantas calorias dá pra queimar? Até 350 por aula.

Fonte: smartfit.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima