enxaqueca

Como evitar enxaqueca durante uma dieta

Já ouvi muitos relatos assim: “ah nutri, eu não faço dieta, pois sempre que começo, minha enxaqueca piora, tenho crises constantes”. Você se identifica?

E é verdade, a dieta pode sim piorar a enxaqueca. Na hora de montar sua dieta, seu nutri precisa saber com que frequência você tem crise de enxaqueca para adequar os nutrientes que poderão amenizar essas crises ou até acabar com elas.

A enxaqueca é algo que atrapalha e muito a qualidade de vida daqueles que a possuem, e o que pouco se sabe é que a nutrição tem um grande poder no seu tratamento.

Enxaqueca ou migrânea é um tipo de dor de cabeça unilateral, com latejamento e piora com movimentação.

A enxaqueca ainda está associada com outros sintomas como: náusea ou vômito, incomodo com a luz ou barulhos e ainda pode apresentar aura.

Os principais fatores causais são: genética, álcool, tabagismo, ciclo menstrual, estresse, má alimentação e obesidade.

Dentro da alimentação existem alguns alimentos que desencadeiam as crises de enxaqueca, como:

• cafeína

• chocolate

• queijos e laticínios

• glutamato monossódico

• aspartame, sacarina e sucralose

• e outros.

Esses alimentos podem ser consumidos e só desencadear uma crise 48hrs após o consumo.

O fator alimentação é algo muito importante na enxaqueca e os estudos sugerem que os obesos tem um maior risco de desenvolvimento da enfermidade.

Um outro estudo aponta que o maior consumo de frutas e verduras está associado a um menor risco de enxaqueca.

Tratamento

• Avaliar exames bioquímicos e modular seus resultados. Um deles é a homocisteína, pois em alta está associada com o desenvolvimento da enxaqueca;

• O tratamento complementar é feito com alguns nutrientes, um deles é a Coenzima Q10 que atua melhorando o funcionamento mitocondrial, reduzindo o estresse oxidativo e inflamação, o que traz alivio e redução da frequência da enxaqueca.

• E o principal: Mudança do estilo de vida: prática de atividade física alimentação saudável, sono de qualidade, ingestão de água adequada e controle dos níveis de estresse.

Caso você esteja sofrendo com enxaqueca, o tratamento vai além do convencional. Ele deve priorizar a mudança do estilo de vida, retirada e identificação correta dos alimentos gatilhos, avaliação de exames bioquímicos e suplementação de nutrientes para devolução da sua qualidade de vida!

Você conhece alguém sofrendo com enxaqueca? Envia esse artigo para ela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima