Até o limite: morte durante evento de crossfit acende luz de alerta

Na última sexta (21/04), durante uma competição de crossfit em Maceió, um competidor faleceu. Durante um evento esportivo, alguém faleceu. Isso PRECISA ser falado e esclarecido! E esse texto tem alguns objetivos. Vamos a eles.

O primeiro, e mais importante, é prestar nossos sentimentos e respeito ao rapaz e à família. Que sua fé (seja ela qual for), suas crenças e seus laços ajudem todos vocês a passarem por esse momento da maneira menos dolorosa possível. Pedimos licença, exclusivamente a vocês, para falar não sobre o caso, mas sobre informações importantes nessa área.

Nosso segundo objetivo: não é culpa do crossfit! Enxurradas de comentários já banham as redes sociais com informações erradas, destiladas com falta de conhecimento, de que o crossfit seria um vilão. Não é. O que aconteceu foi uma FATALIDADE! Poderia ser evitado? Sim, como quase qualquer situação. Mas não é apontando falsos culpados que trabalhamos com prevenção.

Terceiro: informar! Ao que parece, há uma relação com injúria renal aguda. Como assim? Exercícios muito intensos geram microlesões musculares. Isso é normal e faz parte da adaptação muscular. Porém, exercícios muito intensos, extenuantes, podem levar a um quadro chamado rabdomiólise. Essas pequenas lesões musculares aumentam demais, fazendo fibras se romperem e extravasarem seu conteúdo.

Pra essa explicação, vale destacar a mioglobina e o potássio. A mioglobina é nefrotóxica (tóxica aos rins). Além disso, leva a uma sobrecarga renal, assim como o potássio, exigindo um trabalho dos rins além de sua capacidade. E o que mais pode acontecer no exercício extenuante? Desidratação! Sem o consumo adequado de água, podemos ter uma hipovolemia (diminuição do volume de sangue) aguda, o que vai dificultar ainda mais o trabalho dos rins. E então, temos o cenário de desenvolvimento da injúria renal aguda pelo exercício extenuante.

Queremos também ajudar a prevenir: poderia listar aqui sinais e sintomas, mas vamos com o simples: o caminho para o treino de alta intensidade é longo. Não pule o processo. Não se compare. Respeite seus limites. Treine sempre bem orientado. Descanso faz parte do treino. Alimentação faz parte do treino. BEBER ÁGUA faz parte do treino. Competições esportivas são para atletas, sejam eles profissionais ou amadores.

Ser atleta não é ter um desempenho ou título. É se comportar como atleta! E, por fim, nosso recado final: não tema o exercício. Os benefícios são enormes! Boa prescrição, boa execução. Pensa em treinar intenso, competir? Faça uma avaliação médica pré-participação. Tudo isso vai te assegurar um percurso muito mais seguro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima