O que realmente importa no início dos treinos

Fala comigo, meus amigos! Lembra de quando éramos crianças, ou para quem tem criança, que seja na escola ou em casa, éramos e somos educados de forma “partida” e depois juntávamos? Essa educação sempre era ou é transmitida de forma simples, e a medida que esse conhecimento vai melhorando, vamos avançando nas complexidades das informações. O nome disso é processo. E esse processo acontece em todos os segmentos de nossas vidas. 

Vamos a outro exemplo, só que agora  na vida adulta: quando iniciamos em um novo emprego, no início as informações são passadas em volume menor, mesmo que seja algo que já fizemos em outro local, mas por se tratar de um novo emprego, algumas coisas são diferentes, alguns processos da nova empresa são diferentes e isso vai acontecer sempre em nossa vida pessoal e profissional. Daí você pergunta: beleza, mas o que isso tem a ver com o objetivo do Blog Endorfinados? 

Tem a ver que, quando vamos iniciar uma vida com exercícios físicos, alguns não têm a paciência de aprender e apreender as lições básicas. Ao receber estímulos dos exercícios físicos, nosso organismo começa a decifrar essas informações e adequar, adaptar e responder de forma superior ao estímulo recebido.

Essa complexa rede de informações não deveria ser pulada caso o aluno não esteja apto para tal. Curta o processo, ele é importante para as riquezas da vida. Sempre que visualizar alguém fazendo determinado exercício que você não faz, ou algum que você faça, mas essa pessoa o faz com maior complexidade, tenha calma que, se persistir, você chegará lá.

A evolução nos resultados dos exercícios físicos, seja ela a nível de saúde, estético, performance, emagrecimento ou hipertrofia, não depende somente dos exercícios físicos em si, eles também são resultados de alimentação adequada, de noites de sono de qualidade, de disciplina nos exercícios físicos e adequados para seus objetivos e realidade, ou seja, tenha paciência com o processo.

Pergunte a um atleta quantas vezes ele repete aqueles exercícios  educativos ou gesto motor ao longo de sua carreira. Ele o faz durante toda a vida atlética.  Mesmo sendo atleta avançado, não deixa de fazer o básico, mesmo que seja um agachamento com peso corporal ou com menos carga adicional, esses exercícios antecedem os treinos mais complexos.

Aprenda e apreenda o básico e saiba porque está fazendo esse exercício e como ele é ou será importante para outras etapas. Curta o processo, talvez seja mais valioso do que a chegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima