Conheça o método Full Body

Muitas pessoas alegam não praticar exercícios físicos por não terem tempo e nem muita disposição, seja por conta do tempo estar sendo ocupado pelo trabalho ou em outras atividades da vida. O pouco tempo que sobra é precioso para essas pessoas que não querem ficar horas na academia, isso sem contar com o tempo gasto no deslocamento, na ida e volta para a academia. Mas existe uma modalidade que pode ser realizada fora ou dentro das academias e, de repente, é o que muitas pessoas esperam para sair do sedentarismo.

Você sabe o que é o treino Full Body? Trata-se de programas de treinos únicos onde são realizados exercícios para o corpo todo em uma única sessão de treino. Quando o aluno inicia na academia, é comum esse tipo de estratégia ser utilizada, que também pode ser associada a outras estratégias, como por exemplo o alternado por segmento (clique aqui para saber mais sobre essa estratégia) e, de forma muito tranquila, essa modalidade pode ser praticada sem estarmos no ambiente de academia ou centros de treinamento, podendo ser adotada por praticantes de vários níveis.

Esses tipos de treinos são mais comuns em alunos de níveis iniciantes e intermediários. Os praticantes mais avançados, com anos de experiência, não costumam adotar esse tipo de treino, mas nada impede que alunos avançados use-os durante algum momento da periodização (planejamento). 

A indicação e objetivos são diversos, promovem adaptações e hipertrofia, ganhos de força, economia de tempo, diminui a sobrecarga nas articulações, preparação esportiva e auxilia no emagrecimento que, se bem alinhado com outras variáveis, esses benefícios servem para  todos os níveis falados.

São realizados comumente de duas a três vezes por semana, são bem associados com métodos como Circuito, agonista-antagonista, alternado por segmento e prioridade. Este  pode ser utilizado para enfatizar membros inferiores e superiores, direcionando a realização de todos os exercícios, primeiro a um desses segmentos e, só em seguida, aos demais. O método agonista-antagonista e Alternado por segmento parecem ótimas opções para otimizar o tempo, reduzir a monotonia entre outros objetivos secundários. 

Sempre haverá um tipo de treino, modalidade esportiva que se encaixe na vida das pessoas. Dito isso, agora é sair da vida sedentária e cuidar da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima