Método alternado por segmento é o melhor para quem está começando?

Entre várias dúvidas que existem no início de uma vida ativa em relação aos exercícios físicos, uma delas é: será que vão usar algum método de treinamento comigo? Será que vou aguentar um desses métodos? 

Calma pequeno gafanhoto, a literatura é bem robusta e tem vários caminhos/ protocolos para praticamente todos os públicos iniciarem com segurança na vida fitness.

Depois de uma boa anamnese e avaliação física, o profissional de educação física terá dados suficientes para traçar quais os primeiros passos com segurança para esse aluno, seja para quem é ou está sedentário, ou quem está afastado dos exercícios físicos. 

É sempre interessante lembrar que não existe caminho errado e não existe exercício contra indicado de forma absoluta. Nesse contexto as pessoas são diferentes, e essa particularidade que faz a ciência do treinamento produzir várias pesquisas e essas produzirem vários trabalhos para entendermos quais as respostas do corpo quando é submetido a alguns estímulos via exercício físico.

O método alternado por segmento é um método muito utilizado para quem está dando os primeiros passos nos exercícios físicos. Por alternar os segmentos corporais, essa alternância dos segmentos faz com que o processo de fadiga muscular seja mais demorado, com isso o aluno consegue suportar um tempo maior e com mais qualidade de treino. Falamos que os segmentos são alternados, mas quais são esses segmentos:

Segmento superior: são os músculos que atuam nos movimentos dos membros superiores (MMSS). Por exemplo: Tríceps, peitoral.

Segmento inferior: são os músculos que atuam nos movimentos dos membros inferiores (MMII). Por exemplo: Glúteo, Músculos da coxa

Tronco: são músculos que atuam nos movimentos da coluna vertebral. Por exemplo: reto do abdome e eretores da coluna.

O professor, com os dados da anamnese e avaliação física em mãos, analisa e prescreve o treino que melhor se adequa naquele momento para aquele aluno e explica ao aluno o porquê de realizar esses exercícios e nessa ordem, com tais intervalos, amplitudes, esse ou aquele implemento, etc.  

À medida em que o aluno for evoluindo, pode-se deixar o mesmo método mais avançado, usando algumas variáveis (estratégias) que são utilizadas em qualquer tempo e método e que têm a intenção de deixá-lo com novos desafios para que nosso organismo seja estimulado a continuar dando boas respostas. O profissional de educação física é o profissional habilitado e com conhecimento para saber quando, onde e porque usar as variáveis para cada tipo de aluno e necessidades. Se você tem alguma sugestão, dúvida, estamos à disposição para crescermos juntos.

1 comentário em “Método alternado por segmento é o melhor para quem está começando?”

  1. Pingback: Conheça o método Full Body -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima