saúde mental

Como a atividade física impacta na saúde mental

Quando entramos nas academias e centros de treinamentos, é comum termos como objetivos a hipertrofia, emagrecimento, condicionamento físico e saúde. Até aí tudo certo. A prática regular de exercícios físicos pode proporcionar ao praticante os objetivos citados acima, porém não é comum alguém entrar com objetivo de cuidados com a saúde mental.

Em 2019 a Organização Mundial de Saúde – OMS, estimava que quase 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, e essa má saúde mental custa à economia mundial aproximadamente US $2,5 trilhões por ano, um custo projetado para aumentar para US $6 trilhões até 2030.

Os profissionais de saúde têm prestado cada vez mais atenção na necessidade de enfrentar esses problemas como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros. Várias pesquisas têm mostrado a relação da prática de exercícios físicos regulares com benefícios em relação a saúde mental, e também a contribuição para produção dos  hormônios e neurotransmissores do bem-estar, como serotonina, dopamina e endorfina, que tornam mais leves os sintomas dos transtornos mentais. 

“Ah, professor, não tenho tempo para praticar exercícios físicos”. Veja bem: um estudo de Harvard, realizado em 2020, mostrou que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem o risco de depressão em 26%, isso mostra que medidas simples no nosso dia, com pouco tempo praticando exercícios físicos, já tem resultados interessantes. Já pensou em subir escadas em sua casa ou prédios? Isso pode ser um início de uma vida ativa e, por mais simples que pareça, pode trazer resultados bacanas. 

A Universidade da Austrália do Sul (UniSA), publicou um estudo que mostra que a atividade física é 1,5 vezes mais eficaz do que psicoterapia ou medicamentos no combate à depressão. Importante citar que seu médico e psicólogo  vão analisar cada caso para saber qual melhor tratamento, e se será necessário medicamentos e quais mudança no estilo de vida serão agradáveis para melhora nos quadros citados acima. Ao longo de todos os artigos do blog Endorfinados, mostramos como uma vida equilibrada traz benefícios para várias áreas de nossa vida. O que falta para você começar a cuidar da sua saúde?

1 comentário em “Como a atividade física impacta na saúde mental”

  1. Pingback: Em terra de dopamina, o “pra ontem” é rei -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima