Ganhe muitos anos de vida com esses 8 hábitos

Quem não quer  viver mais? Viver é muito bom, e saber que alguns hábitos podem alongar os anos de vida é ainda melhor. Um estudo apresentado no dia 24 de Julho no Nutrition 2023, o encontro anual da American Society for Nutrition. Neste estudo foram analisados os comportamentos de estilo de vida de quase 720 mil veteranos militares com idade entre 44 e 99 anos.

O estudo citado acima, mostrou que alguns comportamentos podem acrescentar  até 24 anos de vida, e o mais interessante é que o que foi mostrado não é nada além do que já tenha sido dito antes, principalmente pelos mais antigos. 

Vamos ver os comportamentos para contribuir com  a longevidade, segundo o estudo:

  1. Exercícios Físicos

O primeiro da lista foi o exercício físico, um comportamento que vai muito além da estética, previne, trata e até pode reverter alguns problemas de saúde. As pessoas que viveram mais nesse estudo praticaram 7.5 horas por semana, atividades que iam de leve a vigorosa. Salientando que o comportamento saudável produziu redução de 46% no risco de morte por qualquer causa quando comparado com aqueles que não se exercitam.

  1. Evitar vício em opioide

Não se tornar viciado em opioide foi o segundo fator mais importante para uma vida mais saudável e principalmente longa. Isso reduz o risco prematuro em 38%.

  1. Não fumar

Não fumar de forma alguma reduziu o risco de morte em 29%. Já é amplamente divulgado os males do fumo, inclusive nos próprios maços de cigarros vem o alerta sobre os problemas relacionados ao fumo.

  1. Gerenciar o estresse

O estresse vem aumentando a cada dia, e podem ter consequências devastadoras para a saúde. Segundo o estudo, o gerenciamento do estresse pode reduzir a morte precoce em 22%.

  1. Dieta Balanceada 

Dizem que a saúde inicia pela boca, e ter uma dieta baseada em vegetais aumenta a chance de viver uma vida mais longa em até 21%. É muito importante alertar que isso não significa que a pessoa deve virar vegetariano ou vegano. Além dos vegetais, inclua grãos integrais e vegetais verdes folhosos. 

  1. Evite consumo excessivo de álcool 

Evite consumir de forma excessiva, o que significa tomar mais de quatro bebidas alcoólicas por dia. A redução no consumo significa reduzir o risco de morte em 19%.

  1. Ter uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é muito importante para a saúde. Para ter os benefícios da redução precoce de morte por qualquer causa em 18%, deve-se dormir entre 7h e 9h. Porém esse sono não pode ser interrompido como acordar várias vezes. 

  1. Relacionamentos sociais positivos

Estar cercado de relacionamentos sociais positivos contribuiu com a longevidade em 5%. O alerta especial vai em relação aos idosos. Entre eles a solidão e isolamento estão se tornando comuns.

Galera esses são os oitos hábitos que o estudo avaliou. Se notarmos, todos eles são falados há várias gerações. “Vamos descascar mais e desembrulhar menos”, “vamos nos mexer mais e menos tempo parado, sentado”. “Vamos ter mais contatos positivos com famílias e amigos”, “pratique a higiene do sono”, “nada de telas no mínimo 30 minutos antes de dormir”. Você já colocou em prática algum desses pontos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima