Top 5 alimentos que melhoram a pressão alta

A pressão alta, conhecida também como hipertensão, é um aumento na pressão sanguínea, que pode ser causada por fatores, como alimentação inadequada, falta de atividade física ou alterações hormonais, podendo levar a sintomas, como dor de cabeça, enjoo, sonolência e até infarto.

E você sabia que determinados alimentos podem ajudar a manter sob controle a sua pressão arterial? Veja bem, da mesma maneira que existem alimentos que contribuem para episódios de hipertensão, também há aqueles que ajudam a reduzir. Basta apenas que você saiba quais escolher.

Selecionei algumas opções que podem ser facilmente incluídas em sua dieta e que vão ajudar a diminuir sua pressão arterial. Continue a leitura e saiba como cuidar melhor de sua saúde!

  • Chá verde

Por ser uma bebida rica em catequinas e flavonoides, compostos bioativos com potente ação antioxidante, o chá verde promove a saúde das artérias e melhora o relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando a diminuir a pressão alta.

Como consumir: o consumo máximo recomendado de chá verde para quem tem pressão alta é de 3 xícaras de chá por dia, que pode ser ingerido antes ou após as refeições.

Cuidados: o consumo excessivo desse chá pode causar náusea, insônia, queimação no estômago, vômitos e alteração nos batimentos do coração. O chá verde não deve ser consumido por quem tem problemas de tireoide, rins, fígado, anemia, gastrite, úlcera e insônia. Da mesma forma que crianças, gestantes ou mulheres que estejam amamentando também não devem beber esse chá.

  • Uva

A uva, especialmente a roxa, é rica em resveratrol, taninos e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhoram as funções e ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e baixando a pressão alta.

Como consumir: pode-se ingerir até 10 uvas, com pele, por dia, e de preferência na forma natural. No entanto, essa fruta também pode ser adicionada em preparações, como sucos naturais, iogurtes, saladas ou molhos.

Cuidados: a uva é uma fruta com médio índice glicêmico e, por isso, deve ser consumida com moderação por diabéticos. Pessoas com problemas renais só devem consumir a uva sob orientação de um médico ou nutricionista, pois a fruta tem altas quantidades de potássio.

  • Cúrcuma

Por conter curcumina, uma substância com potente ação antioxidante, a cúrcuma é uma raiz que combate os radicais livres, melhorando as funções dos vasos sanguíneos, promovendo o relaxamento das artérias e baixando a pressão.

Como consumir: para se obter os benefícios dessa raiz, a recomendação é consumir até 3 mg / Kg de peso corporal por dia, que pode ser na forma fresca ou em pó, sendo usada para temperar sopas, ensopados, sucos ou vitaminas. Além disso, a cúrcuma em pó, também pode ser usada no preparo de chás..

Cuidados: a ingestão excessiva de cúrcuma pode causar irritação no estômago ou enjoo. Essa raiz não é indicada para pessoas com pedra na vesícula ou que estejam tomando medicamentos anticoagulantes. Mulheres que estejam grávidas ou amamentando devem consultar um médico antes de usar a cúrcuma.

  • Semente de linhaça

A semente de linhaça é rica em ômega 3, uma gordura saudável com ação anti-inflamatória e antioxidante, que diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, evitando a formação de placas de gordura, melhorando as funções das artérias e ajudando a controlar a pressão alta.

Como consumir: a linhaça pode ser consumida na forma triturada ou de farinha, sendo recomendado consumir 1 colher de sopa por dia, que pode ser usada em iogurtes, frutas ou adicionada em receitas, como bolos, pães ou saladas.

Cuidados: a ingestão excessiva de linhaça pode causar gases, inchaço abdominal e diarreia.

  •  Gengibre

O gengibre é uma raiz rica em gingerol, zingerona e curcumeno, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que promovem o relaxamento e das artérias, além de melhorar a circulação de sangue, ajudando a baixar a pressão alta.

Como consumir: a ingestão diária recomendada de gengibre é de até 5g por dia, podendo ser consumido na forma fresca ou desidratada, em chás e sucos. O gengibre também pode ser usado como tempero em sopas, iogurte, saladas e ensopados.

Cuidados: a ingestão excessiva de gengibre pode causar dor no estômago, alterações nos batimentos do coração e diarreia. Essa raiz não deve ser consumida por quem tem pedra na vesícula, doenças hemorrágicas ou que esteja usando medicamentos anticoagulantes. Pessoas que usam medicamentos para pressão alta e diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico.

Além disso, o consumo máximo de gengibre durante a gravidez deve ser de 1g por dia e por um intervalo máximo de 3 dias seguidos. No entanto, o gengibre não deve ser consumido perto do trabalho de parto, pois pode aumentar o risco de sangramentos. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, compostos bioativos que diminuem a inflamação e promovem o relaxamento das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a controlar a pressão alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima