E quando IMC não é suficiente?

Algumas são as formas de avaliação para aferir se há excesso ou não de gordura corporal, e uma forma que fala-se bastante é o Índice de Massa Corporal, mais conhecido por IMC. Porém, como todos os métodos há limitação, e com o IMC não seria diferente.

Para iniciar, o IMC avalia a massa corporal, e não a gordura corporal de forma específica, com isso, não quantifica os principais segmentos do corpo humano, por exemplo: massa magra e massa gorda em porcentual. Além disso, o índice de Massa Corporal tem outra limitação de não mostrar como a gordura está distribuída pelo corpo, o que é muito importante para estimar os riscos cardio metabólicos e outros problemas de saúde.

E quais seriam as alternativas para sabermos como está o percentual de gordura? Lembrando que todos os métodos têm vantagens e desvantagens. Vamos falar de forma rápida da absorciometria de raio-x de dupla energia (DEXA), Bioimpedância e dobras cutâneas.

Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indireto e duplamente indiretos.

O método direto: apesar de apresentar elevada precisão, tem utilidade limitada, pois a análise é realizada por dissecação física ou físico-químico de cadáveres.

Método indireto: Oferecem estimativas com precisão muito boa sobre os componentes da composição corporal, entre eles DEXA, esses métodos são utilizados principalmente para validar as técnicas duplamente indiretas.

Os métodos duplamente indiretos: Baseados nas medidas antropométricas, perímetros corporais e dobras cutâneas e na bioimpedância elétrica.

Como foi falado alguns métodos têm como vantagens a facilidade em material, e execução, e fidedignidade nos resultados, como O DEXA, outros com baixo custo, como exemplo o IMC. que é  calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros), também é utilizado e aceito porque facilita avaliar grandes populações, e se for analisado que há necessidade de avaliação de forma mais específica, essa pessoa será indicada para ser avaliada por outro método.

As desvantagens de algumas avaliações é o custo alto em valores e a limitação de algumas pessoas para realização. Além disso, o não cumprimento do protocolo pode comprometer o resultado da avaliação. É sempre importante avaliar com a equipe qual tipo de avaliação é mais indicada para cada pessoa, em qual momento, e por quais motivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima