Os riscos da dieta da água da Britney Spears

Com foco em emagrecimento, todos os dias surgem novas “dietas” por aí, é dieta da sopa, do ovo, da banana, da maçã e por aí vai… Mas você já ouviu falar na dieta da água? Essa dieta está sendo bem comentada, depois que a Britney Spears chamou atenção de seus seguidores do Instagram recentemente ao fazer uma publicação onde escreveu “dia 1 de jejum, só água”, método conhecido como dieta da água. E claro que o principal objetivo dela era: Perder peso rápido, contudo, essa abordagem pode ser prejudicial à saúde, uma vez que a água por si só não fornece todos os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando adequadamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto saudável consuma, em média, de 2.000 a 2.400 calorias por dia para fornecer a energia necessária ao corpo. Ao aderir a uma dieta líquida, que geralmente fornece uma quantidade significativamente menor de calorias, a pessoa pode e sentir fraca e até mesmo comprometer a massa muscular pois, na ausência de alimentos, o corpo pode começar a utilizar os músculos como fonte de energia. Claro que pela lógica, ela perderá peso, mas perder peso é diferente de emagrecer, emagrecimento é a eliminação de gordura, com um método extremo assim, o corpo não perde só a gordura como citei acima, e isso não é nem um pouco interessante para a saúde.

O exemplo de Britney Spears nos lembra que as dietas extremas, como o jejum da dieta da água, podem se tornar uma tendência, especialmente na internet. Porém, é importante saber que nem todas as trends das redes sociais são seguras ou adequadas para todos. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Dietas desnecessárias e muito restritas podem representar riscos graves para a saúde. Além disso, elas muitas vezes não são sustentáveis a longo prazo, levando a resultados temporários que, muitas vezes, são seguidos por recuperações de peso, São eles:

Fraqueza

A ingestão insuficiente de calorias pode resultar em fraqueza muscular, fadiga e falta de energia, prejudicando a capacidade de realizar atividades diárias.

Desnutrição

A falta de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, pode causar uma série de problemas de saúde, incluindo fraqueza, fadiga, perda de cabelo e pele seca.

Perda de massa muscular

Dietas extremamente restritivas podem causar a perda de massa muscular, o que pode comprometer a força e a função do corpo.

Desequilíbrios eletrolíticos

A falta de nutrientes pode levar a desequilíbrios nos níveis de eletrólitos no corpo, como sódio e potássio, que são essenciais para a função adequada do coração, músculos e nervos. Emagrecer de forma saudável e sustentável não deve ser uma jornada solitária. Cada pessoa é única, com necessidades nutricionais individuais. Portanto, buscar orientação de um profissional de saúde possui importância significativa. Para que o seu caso seja avaliado individualmente e o profissional possa facilitar o seu caminho até o objetivo. Procure um profissional de sua confiança e não confie em tudo que vê na internet, o barato pode sair bem caro depois (e eu não estou falando de dinheiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima