Evite acidentes! Sua segurança está acima de tudo

Infelizmente algumas vezes lemos e vemos nas mídias alguns assuntos vinculando acidentes em academias, Crossfit e centros de treinamento, e esses acidentes que cito são aqueles que são totalmente evitáveis. 

Quando resolvemos iniciar uma vida ativa  no meio dos exercícios físicos, sobretudo se for em ambiente que tenha máquinas, pesos livres, halteres etc, tem um item que é o primeiro da lista: a segurança,  e quando citamos esse termo é a segurança de forma geral. O ambiente escolhido é habilitado para ofertar esse tipo de serviço? Não ache que isso é besteira, pois para se tornar apto a ofertar esse tipo de serviço tem que ter a liberação de alguns órgãos para ofertar um serviço minimamente seguro.

Os profissionais desses ambientes são graduados em educação física, e um profissional com formação específica no que determina a lei é algo muito importante, pois uma instituição que é chancelada pelo ministério da educação MEC, diz que os graduados naquela instituição são minimamente preparados para ofertar os serviços na área de educação física. Não esqueça de observar se esse profissional é graduado em licenciatura ou bacharelado em educação física, elas tem finalidades diferentes. Sem entrar em muitos detalhes, Licenciados estão habilitados legalmente para ministrar aulas nas escolas (por exemplo: Ensino fundamental e médio) e Bacharéis são habilitados legalmente para ministar aulas nos locais fora da escola (por exemplo: Academias, personais, clínicas). Nenhum curso no Brasil, fora a graduação, habilita alguém para ser profissional de educação física. Caso alguém esteja ministrando aula sem a devida habilitação, está cometendo exercício ilegal da profissão. Partindo do princípio que ninguém vai a um médico sem que o mesmo seja habilitado em medicina, não deve receber instruções vinculadas aos exercícios físicos de alguém que não é formado em educação física.

Essas informações são muito importante, pois um bom profissional, além da graduação, tende a se especializar na área que pretende trabalhar, e essa formação continuada fará desse profissional cada vez mais apto para um bom serviço, sempre orientando todos os pormenores para os alunos, como uma prescrição de treino condizente com a situação atual daquele aluno, mostrando que a progressão vai acontecer de forma segura, se o aluno seguir alguns passos. Mostrará que as máquinas têm travas e elas estão ali para oferecer mais segurança, e se por acaso acontecer algo, elas são justamente para evitar um mal maior. Também orientam sobre como utilizar as travas de forma segura, e nunca vacilar, e que em algumas máquinas nunca devemos nos apoiar ou sentar em algum local que possa ter algum tipo de risco, mesmo que pequeno.

Devemos evitar fazer determinados tipos de exercícios próximo a determinadas máquinas para justamente evitar acidentes, utilizar roupas adequadas para esse ambiente, incluindo calçados apropriados. Para aqueles que são adeptos de treinos descalços, esses são defendidos pela literatura, porém com objetivo bem traçado e não ficar descalço e fazer algum tipo de exercício por fazer. 

Alunos, ouçam os profissionais que estão nas academias, CrossFit e centros de treinamento! Fiquem tranquilos que, com dedicação, vocês vão evoluir de forma segura, inclusive fisiologicamente.

Tenham a preocupação em formar uma base forte. O profissional de educação física saberá como prescrever esse treino de forma a contribuir com seus objetivos. Dito isso, treinem com cuidado especial na segurança. Ah, o item número dois na lista de cuidados é o padrão de movimento, mas isso é assunto para um outro artigo. Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima