Soluções para manter o controle com a comida

Quem nunca exagerou na quantidade de comida ou continuou comendo mesmo sem fome? De vez em quando, esses comportamentos podem fazer parte da rotina sem comprometer a saúde e eles são erroneamente confundidos com a compulsão alimentar. O Transtorno da Compulsão Alimentar, no entanto, é diferente: nele as pessoas consomem grandes quantidades de alimentos de forma impulsiva e rapidamente, em intervalos curtos e depois se sentem culpadas e tristes por essa situação.

Esse problema de saúde geralmente surge como uma forma de lidar com os afetos negativos e é comum que a pessoa não consiga se controlar. Além de consumir alimentos em excesso, a pessoa com compulsão alimentar come mais rápido do que o normal, geralmente evita se alimentar na frente de outras pessoas e sente muita vergonha após a compulsão. Você se identifica com essas situações? Essa doença precisa ser tratada primeiro psicologicamente e depois com estratégias alimentares, a pessoa precisa ser diagnosticada para aí sim começar um tratamento e assim, se livrar desse mal. Mas algumas estratégias imediatas podem te ajudar muito a se controlar, principalmente se o seu caso nem é a própria compulsão. 

Vamos ver algumas dessas estratégias?

1- EVITE IR EM RODÍZIOS DE COMIDA

O excesso de opções faz com que tenhamos “urgência” em comer de tudo, dificultando o controle.

2- AFASTE ALIMENTOS “GATILHOS” QUE VOCÊ COME MAIS

Não compre no mercado, padarias. Se você não tem em casa, é mais fácil. Recuse quando te oferecerem, você também pode dizer não as vezes!

3- ENTENDA QUE VOCÊ NÃO PRECISA COMER TUDO NAQUELE MOMENTO

Você também pode levar para viagem e comer mais tarde.

4- SAIBA SENTIR OS SINAIS DE SACIEDADE

Mastigue bem os alimentos (mais de 3x). Preste atenção no momento da refeição. Sentiu uma sensação de plenitude ou distensão no estômago? Ja esta saciado!

5-CONHEÇA SUA EMOÇÕES

Muitas vezes nem é fome, mas uma vontade de sair da situação, fazendo com que a comida se torne um scape. Gostou das estratégias? Já começa a aplicar hoje em tua vida e ver resultados. Aconselho acompanhamento nutricional e psicológico para ajudar ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima