E aí? Tudo bem?! Me tira uma dúvida sobre seus treinos. Alguma vez você já fez um drop-set? Fez? Ah, que legal! Mas, você fez o Drop-set real? Não sabe dizer, não é? Somente, escutou uma ideia de como seria e pegou aquela dica rápida do maromba que tava treinando kkkkkk. Então, deixa eu te falar um pouco sobre esse método top que traz muito resultado.
O que é o drop-set?
É um método de treinamento físico que consiste em atingir a falha muscular através do aumento do volume de repetições, dentro de uma série, para estimular um determinado objetivo, até a falha concêntrica.
Ele consiste em levar a musculatura à falha voluntária. Neste ponto, a carga utilizada é reduzida ou aumentada para se alcançar uma nova falha concêntrica, sem descanso entre essas falhas.
Essa alteração de sobrecarga é realizada de acordo com a estratégia de treino e o objetivo a ser atingido, podendo variar entre 10 – 90% da carga utilizada, podendo ser repetida várias vezes.
Vamos aos 3 benefícios desse método:
1 – Aumento da intensidade do treino
O aumento do volume de repetições na sessão de treino tem como objetivo aumentar a intensidade do treinamento, a qual pode ocorrer até a falha muscular voluntária, causando elevações no lactato, íons de hidrogênio e fosfatos inorgânicos e uma provável fadiga muscular.
2 -Aumento de massa muscular e ganhos de força
Devido ao aumento do volume de treino associado à intensidade, possíveis maiores microlesões são causadas nesse método de treinamento ocasionadas pela fadiga.
Além do mais, ocorre um maior tempo sob tensão muscular durante a execução, dando maiores estímulos aos processos hipertróficos e síntese protéica, levando a uma elevação na composição corporal de massa livre de gordura.
3 – Emagrecimento e aumento do metabolismo
Devido à necessidade da musculatura manter-se ativa por mais tempo nesse método, existe a possibilidade do mesmo apresentar um aumento no gasto calórico.
A necessidade disso se dá pelo fato de o corpo humano precisar “limpar”o organismo dos metabólitos produzidos, aumentando a demanda energética para tal.
Além disso, existe o processo recuperativo que também necessita de uma quantidade de energia suficiente para recuperar (reconstruir) os músculos que foram treinados de maneira crônica. Dessa forma, o gasto calórico elevado se mantém por essa necessidade de descanso, o famoso EPOC! Interessante né? E o que é o EPOC, Saulo? Ele é o consumo de oxigênio pós-exercício, mas isso é tema para mais um post pra vocês!
E aí. Entendeu o que é o drop-set e seus benefícios? Espero que sim.
Até o próximo post!


Mestre em Nutrição Humana – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (CREF 002254-G/AL); Bacharel em Educação Física – UFAL; Personal Trainer; Consultor Esportivo;