Treino ABC, AB ou ABCDEF: qual o melhor para hipertrofia?

“Professor qual o melhor treino pra aumentar meu bumbum?”, “Qual a melhor sequência para ficar mais forte?” Você já perguntou isso a vários personais na academia, não foi? Kkkkkk. Eu sei disso. Então, deixa eu te ajudar a entender melhor sobre essa dúvida, ok? Vamos nessa!

Para que nossos músculos aumentem de tamanho (a famosa hipertrofia) ou nosso metabolismo acelere e use mais gordura como substrato energético (o famigerado emagrecimento), precisamos mostrar ao nosso organismo que a situação atual em que se encontra já não é mais desejada por nós e que queremos atingir um outro nível. “Como assim, Saulo?” Nós precisamos dizer ou sinalizar ao nosso corpo que queremos que tenha uma gordura menor (gaste mais energia) ou tenha mais músculos.

Porém, para  nosso corpo entender isso, ele precisa experienciar como isso acontece e é dessa forma que apresentamos os estímulos maiores e mais fortes ao nosso corpinho. Assim, você diz o seguinte: “Bumbum, quero que você fique maior, mas para isso acontecer você tem suportar treinar com mais peso e mais repetições que fazemos hoje, tá certo?” A mesma situação é imposta ao bíceps, peitorais e assim vai, para qualquer músculo, entendeu?

Logo, surge a pergunta: “Como eu vou mandar essa mensagem para os meus músculos?” Esse é o segredo, hein! Se liga agora! COM TREINO! Treino organizado e sistematizado para teu objetivo (periodização). “Entendi, Saulo. Mas, qual o melhor? ABC ou ABCDEFG? Opa! Agora chegamos onde queríamos. A resposta é que depende de muitas variáveis, porém as principais são: nível de treinamento, tempo disponível para treino e quantas sessões de treino por semana você fará.

O treino mais encontrado nas academias e mais utilizado são os modelos ABC e AB. São modelos de treino que estão presentes nos planos de pessoas iniciantes e intermediários, o treinamento resistido (musculação). “Porquê?” Porque são treinos que agregam mais grupos musculares dentro de uma única sessão e por apresentarem maior volume de repetições do mesmo músculo ou grupo por semana, ou seja, seu volume de treino é elevado para glúteos e peitorais, por exemplo. Isso altera sua intensidade de treino, no entanto suas sobrecargas serão mais baixas por sempre estar utilizando o músculo-objetivo por maior volume de repetições, entendeu? Essa é a característica principal do treino ABC ou AB, em suma.

Já o modelo ABCDEFG (seis dias de treino) tem como característica ser indicado para praticantes avançados ou atletas. “Porque, Saulo?” Porque o volume de repetições e sobrecarga necessários para estimular seu músculo nesse modelo são maiores dentro de uma única sessão de treino por semana. Isso traz um elevado estresse, assim, necessitando descansá-lo por um período maior. Cada dia de treino deve ser utilizado apenas um músculo com mais concentração de repetições e sobrecarga para mostrar ao seu músculo que é aquele nível que você deseja. Porém, ele ainda não tem TAMANHO nem CONDIÇÃO FISIOLÓGICA para estar naquele nível de treino (o estímulo que você deu a ele é mais forte do que ele apresenta hoje), certo?

Agora, deixa eu te mostrar uma coisa. Você viu que, quanto mais repetições eu fizer, meus pesos nos exercícios são menores, não é? E quanto maior meus pesos nas máquinas, menos repetições eu faço. Vocês sabem o que é isso? Não? Deixa eu te dizer. Nada mais que o princípio da interdependência volume-intensidade. Um dos princípios do treinamento esportivo.

“Ah, Saulo, mas você não respondeu qual o melhor”. Respondi sim, lá no início do texto. Depende da sua disponibilidade de tempo por sessão e quantas sessões semanais de treino você vai fazer. Porque não existe melhor modelo, mas existe o mais adequado e mais eficiente para cada nível de treinamento, frequência e assiduidade na prática esportiva, beleza? Entendeu? Espero que sim!

Então, até a próxima, gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima