Verão chegando: consigo ficar em forma até a estação?

No dia 21 de dezembro terá início uma das estações mais esperadas do ano pelos brasileiros, o verão, que é aquela estação que as pessoas exibem mais seus corpos nas praias, clubes e parques, saem mais para a prática de esportes ao ar livre, e outras pessoas esperam essa estação chegar para correr atrás do físico tão sonhado. Mas buscar isso em cima da hora, é uma estratégia adequada? 

Imagine que você vai fazer uma prova e inicia os estudos para essa prova faltando pouco tempo para a mesma, a probabilidade de você ter êxito na prova será mínima. Com os treinos é a mesma coisa. Iniciar os treinos no verão para obter resultados no verão do mesmo ano, não seria a melhor estratégia. 

Consigo ter resultados até o verão?

Nosso organismo precisa de algum tempo para se adaptar e mostrar resultados. Em relação ao bem-estar, melhora da qualidade do sono e mais disposição, esses resultados começam a surgir em pouco dias e a cada dia que treinamos, esses pequenos resultados somados vão promovendo melhores adaptações. Em se tratando da parte estética, em média nosso organismo mostra resultados mais perceptíveis por outras pessoas entre 10 a 12 semanas de treino. Esses três meses de treino, alimentação adequada e sono adequado, mostram o início da estética tão sonhada. “Mas professor, já vi e li que com menos semanas conseguimos bons resultados”. Sempre que lemos ou vemos algo, temos que saber quais variáveis estão contidas naquela matéria, quem são as pessoas que fazem parte daquele estudo, se elas são treinadas, são sedentárias, se já treinaram alguma vez na vida e voltaram a treinar depois de algum tempo. Se sim, quanto tempo depois? Algumas pessoas conseguem ter resultados com menos semanas das citadas acima? Sim, mas temos que analisar estatisticamente como estão ou são esses resultados.

As pessoas sedentárias, ou que estão algum tempo sem treinar, aumentam a força nas primeiras semanas por adaptação neural, dito isso, não há necessidade de suplementos, salvo se a pessoa não consumir por algum motivo os nutrientes necessários na alimentação diária, já que normalmente as pessoas conseguem suprir essa necessidade nutricional na alimentação com frutas, legumes, carnes e folhas, além da hidratação. 

Se a pessoa já tiver treinado, aí vai depender de quanto tempo ela treinou e quanto tempo está sem treinar, pois quando alguém que já treinou retorna aos treinos, tende a retornar mais rápido, pois nosso corpo tem a famosa memória muscular. Isso me faz lembrar os ensinamentos do meu avô, o saudoso Luiz dos Reis que dizia: “Minha filha, se você já andou de bicicleta algumas vezes, e depois de algum tempo for andar, seu cérebro reconhece aquela informação e vai procura na sua cabeça. Quando ele acha, pega um espanador, tira a poeira e abre a gaveta com aquela informação.” Foi com essa analogia que meu avô falou para minha tia há mais de 40 anos. Isso a ciência, de forma mais detalhada, explica hoje, o fato de não perdermos as informações de algo que já fizemos. Uma coisa é você realizar um exercício nunca feito, outra coisa é relembrar um movimento.

Dito isso, é muito importante iniciar o quanto antes as mudanças de hábitos, e nelas os exercícios físicos estão inclusos, porém não treine para alguma estação, treine para melhorar e manter a saúde e qualidade de vida. A estética será consequência. As estações vão e vem e você estará sempre bem em todos os aspectos. Vamos fazer um acordo, termine de ler esse artigo e logo em seguida dê o start nos exercícios físicos. Na semana do dia 21 de dezembro retorno com esse lembrete, e vamos ver quem aceitou esse desafio saudável de mudar os hábitos. Deixe nos comentários a sua história de mudança de vida, ela pode ser o estímulo para a vida de outras pessoas. Então, até o verão, com muito movimento!

1 comentário em “Verão chegando: consigo ficar em forma até a estação?”

  1. Pingback: O verão chegou: dicas para começar a treinar hoje -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima