A dieta que deve se adaptar ao treino ou é o contrário?

A dieta precisa ser prescrita para se adequar ao treino que a pessoa já faz ou o treino é que precisa mudar para se adequar à prescrição alimentar? DEPENDE, como tudo na nutrição, não existe uma regra, e nesse caso também depende de vários fatores!

Quando o treino se adapta

Em alguns casos o treino precisará se adaptar à dieta e em outros a dieta precisará mudar para se adequar ao treino sim. Por exemplo: quando o objetivo é EMAGRECIMENTO, é o treino que precisará se adaptar à dieta e nova rotina alimentar, pois numa estratégia de emagrecimento existe um déficit calórico onde a dieta tem menos calorias do que a pessoa gasta. No primeiro momento o corpo precisa se adaptar, pois ele não aguenta a demanda de um treino de alta intensidade no meio de uma diminuição de energia, e nesse momento a mudança na ingestão alimentar será soberana no alcance do objetivo.

Quando a dieta se adapta

Já quando o caso é melhorar a HIPERTROFIA E PERFORMANCE ESPORTIVA, aí o oposto deve ser considerado! A alimentação deverá fornecer nutrientes suficientes para toda a demanda energética visando a recuperação do glicogênio (nossa reserva de carboidrato, principal fonte de energia em treinos intensos) e para fazer a reparação do tecido muscular, de acordo com o volume de exercício executado.

O treino e a dieta são montados considerando o “cálculo” das necessidades nutricionais de uma pessoa de acordo com o seu objetivo. “Ah nutri, mas eu quero emagrecer e ganhar músculo ao mesmo tempo” Calma, isso até pode acontecer, mas eu recomendo um objetivo por vez. Primeiro perde a gordura acumulada (onde a pessoa pode até diminuir o ritmo de treino e perder um pouco de performance), mas é necessária uma prioridade na alimentação nesse momento, para aí sim a dieta mudar para se adaptar a um treino punk que vai te fazer ganhar músculo. É importante respeitar o processo do seu corpo, ter paciência e estar disposto a viver todas as etapas para chegar no tão sonhado objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima