Como trocar gordura por músculo?

Uma das frases que eu mais ouço todos os dias é essa: Nutri, como eu faço pra trocar toda essa gordura por músculo? E eu fico me perguntando se realmente as pessoas acham que isso é possível ou estão brincando comigo.

Eu queria muito que fosse verdade e existisse uma fórmula para a gordura virar músculo. Seria fantástico.

Mas, não é assim que a banda toca, infelizmente, né gente? bem que podia rsrsrsrs.

Para perder gordura (emagrecer) precisamos gerar déficit, ou seja, ingerir um pouco menos do que necessitamos. E nesse processo procuramos manter a liberação da insulina mais baixa a maior parte do tempo.

Já para ganhar músculo (hipertrofia), o caminho é o inverso. Nesse caso, precisamos comer a mais da necessidade e estimular alguns picos de insulina. Além disso o treino de sobrecarga precisa ser muito bem feito (sem o estímulo do treino, nada acontece), o descanso restaurador e um balanço hormonal favorável.

Sendo assim, o que geralmente fazemos é priorizar um de cada vez. É possível fazer os dois ao mesmo tempo, mas não de maneira tão expressiva, até porque os caminhos são totalmente opostos.

Eu indico, para a maioria dos meus pacientes, perder gordura no primeiro momento. Nesse caso, focamos na dieta com déficit e treino de força (sempre). Dessa forma mantemos, ou até aumentamos um pouquinho, a massa muscular e vamos preparando o corpo para o próximo ciclo, dessa vez, de hipertrofia.

Também tem a força da expectativa que depositamos nos resultados. Quando se está no processo de emagrecimento, o paciente só quer ver o número na balança diminuir, já na hipertrofia, a meta é o peso aumentar cada vez mais. Imagine um paciente querendo emagrecer e vendo o número na balança subindo (ganhando músculo), mesmo que ele esteja vendo no espelho que está perdendo medidas (gordura) ele só fica feliz vendo o número da balança despencando, é automático. Por isso eu prefiro focar em cada processo separadamente e depois ir ajustando.

Não tem milagre, é o combo de estratégia + dedicação + tempo.

Procure o seu nutri para te ajudar nessa trajetória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima