O segredo do Crossfit é não pular etapas

“Treino há vários anos e não evoluo para RX.” No CrossFit não tem atalho. Etapas e processos são necessários. Entenda como funciona.

É nítido que o treinamento de alta intensidade (CrossfFit, insanity, Crosstraining…) foi disseminado e evoluiu, exponencialmente, adquirindo um maior número adeptos ao padrão de treinamento a cada dia que passa.

Com isso, começaram a surgir as competições amadoras e semiprofissionais em todo o mundo, as quais incentivam pessoas a evoluir e buscar seu melhor resultado em desempenho esportivo, a famosa busca pelo pódio.

No entanto, dá para observar um crescente número de pessoas que queixam-se por não subir de categoria ou não ter um desempenho melhor quando “avançam para o RX.” O famoso RX’d é a pessoa que realiza o treino sem fazer adaptações aos exercício, apenas a título de conhecimento da sigla. Vamos continuar!

Existem detalhes a serem considerados pelos praticantes de crossfit que buscam desempenho e um deles é: NÃO PULAR ETAPAS E PROCESSOS! Por favor, não faça isso! Pular etapas vai atrapalhar todo o teu desempenho. Passe por todas as categorias, aprendizagem técnica, preparação física para, a partir desse ponto, você pensar em desempenho esportivo!

Quer um exemplo, né? Se liga! Tenho certeza que você está desesperado(a) para fazer o Hanstand Walking (andar de cabeça pra baixo em base invertida) por conta de uma competição RX que se inscreveu. Mas, me conta uma coisa, você consegue ficar em Handstand Hold (parada de mão em base invertida – de cabeça pra baixo)? Não? Então, como você quer andar se, não consegue ficar ao menos parado na sua própria base?

Logo, entenda que o seu handstand walking irá desempenhar melhor quando você aprender a ficar parado primeiro e daí sim conseguir dar os primeiros passos. Entendesse a jogada? Portanto, não pule as etapas dos exercícios e da preparação física.

Porque o seu desempenho é uma equação simples, como:

D = PF + PT

Onde, D é desempenho, PF é preparação física e PT é preparação técnica.

Por isso, treine primeiro suas capacidades físicas (força, resistência muscular, velocidade, mobilidade, composição corporal…), depois evolua a parte técnica dos movimentos e a partir desse quadro pense em desempenho esportivo (pódio e resultados).

Abraço e até o próximo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima