endometriose

5 estratégias importantíssimas no tratamento da endometriose

Você SOFRE com a ENDOMETRIOSE? Ou conhece alguém que tem esse diagnóstico? Primeiro a gente precisa entender que a endometriose é uma doença de característica e de cunho Inflamatório, como citei acima, onde o foco tem que ser COMBATER A INFLAMAÇÃO através da alimentação e estilo de vida.

Assim, a gente consegue evitar a progressão e agravamento dessa doença. Mas não é SÓ alimentação que a gente precisa mexer, viu? Tratando-se de endometriose, presta atenção nessas 5 estratégias importantíssimas que ajudam no controle dos sintomas:

  1. MANEJO DO ESTRESSE

Fazer o manejo de estresse é super importante nos casos de endometriose. Tem muitos estudos, envolvendo a yoga, que mostram tanto uma melhora da progressão da doença, quanto melhora das cólicas. A yoga e o pilates são práticas muito interessantes neste quesito.

2. CUIDADOS COM O SONO

O sono também é outro ponto muito importante. Estudos mostram que a suplementação da melatonina é interessante para evitar a piora ou a progressão do quadro.

3. RETIRADA NA ALIMENTAÇÃO

Retirar carne ou reduzir bastante o consumo para no máximo uma vez por semana.

Reduzir o consumo de glúten ou retirar é super importante, pois ele é um alimento de característica inflamatória e pode piorar não só o quadro da doença mas principalmente as dores abdominais

4. INCLUSÃO NA ALIMENTAÇÃO

  • Incluir o alho mostrou-se bastante interessante para reduzir a dor pélvica! O consumo dele macerado em azeite é interessante. Procure consumir pelo menos 2 colheres por dia de alho misturado com azeite. Ele pode ser usado para temperar algum alimento.
  • Inclua N-acetilcisteína, que também mostrou-se muito interessante não só para o controle da inflamação mas também para a redução da dor.

5. CUIDADOS COM O INTESTINO

Aqui precisamos garantir que haja pelo menos uma evacuação por dia, então incluir o consumo de fibras, comer verduras e legumes (especialmente crus) pelo menos 3 porções no dia são boas estratégias.

Algumas fibras interessantes são:

  • Farelo de aveia
  • Psyllium
  • Chia

E claro, colocou fibra, precisa cuidar da ingestão de água! Assim você garante que o intestino funcione, que ele não esteja inflamado, e para que ele contribua para reduzir a inflamação da região pélvica. Se você tem essa inflamação, já começa a colocar em prática hoje! Consulte um profissional para te ajudar nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima