Aprenda como saber se já está saciado nas comemorações

Um guia para guardar com você e praticar não só nas festas de fim de ano, mas na vida. 

Saciedade é algo muito individual que precisamos saber identificar para evitar situações indesejáveis, desde sensação de culpa por ter comido demais até azia ou desconfortos gastrointestinais. Por isso, procure praticar esses passos nesse final de ano e compartilhe com quem precisa saber também.

1º passo (já começa antes das refeições):

você precisa estar CONSCIENTE das suas escolhas e vontades antes de colocar a comida no prato. Pergunte-se internamente: “realmente estou com vontade de comer mais ou estou exagerando?”

“Qual alimento é uma oportunidade única no momento?”

2º passo:

Preste atenção na hora de comer, coma devagar, mastigando bem e apreciando o sabor de cada alimento, evite conversar de boca cheia ou mastigar mexendo no celular, aproveite o momento para curtir a refeição e as pessoas ao redor. Controle a ingestão de bebidas, pense se realmente ha necessidade de ficar bebendo o tempo todo (na bebida também tem calorias), e não esqueça de beber água.

3º passo:

Entender os limites da dilatação do seu estômago. Temos o excesso (quando nos sentimos estufadas, a plenitude, quando estamos satisfeitas sem incomodo, e a fome, quando ainda sentimos o estômago vazio e sintomas de fome). O ideal é sentir “plenitude” não estar nem tão cheio, nem sentindo fome. Por isso é fundamental comer com calme e prestar atenção aos sinais do corpo.

Nas comemorações de fim de ano é uma difícil nos controlarmos, na maioria das vezes queremos provar tudo, e podemos! Mas não deixe de levar a saciedade em consideração para evitar situações desagradáveis como: indigestão, azia, queimação, sensação de culpa. E lembre-se: Não é sobre restringir, mas controlar e aproveitar o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima