Músculo tremendo no exercício: o que significa?

Provavelmente você já sentiu o seu músculo tremendo em um treino intenso, não é mesmo? Mas a boa notícia é que essa reação do corpo não é algo grave. Pelo contrário, é tão comum quanto parece. E pode ocorrer por diversos fatores.

Quando um músculo é submetido a uma carga ou estresse constante, ocorre um aumento da atividade elétrica na região, que é responsável por produzir as contrações musculares. Assim, se essa atividade elétrica não for suficiente para gerar uma contração eficaz, o músculo pode tremer.

Mas o músculo tremendo durante os exercícios é uma resposta natural do corpo ao estresse físico, e pode ser um sinal de que ele está sendo trabalhado e desafiado de forma adequada. No entanto, se o tremor for excessivo ou acompanhado de dor ou desconforto, é importante buscar orientação médica para avaliar se há algum problema subjacente que precisa ser tratado.

Causas do músculo tremendo durante o treino: acúmulo de lactato

A contração muscular é conhecida como fasciculação muscular e pode ser causada pelo acúmulo de lactato, uma substância que é produzida durante o exercício intenso e pode levar à fadiga muscular. 

Sobrecarga do músculo

O tremor durante os exercícios também pode ser resultado da sobrecarga do músculo, que ocorre quando o peso ou a resistência utilizada no treino é maior do que o músculo está acostumado a suportar. Ou seja, é sempre bom estar atento aos seus limites. 

Desidratação

Se manter hidratado é extremamente importante. Isso porque a falta de hidratação adequada pode levar à desidratação dos músculos, o que pode torná-los mais suscetíveis a tremores durante o exercício. 

Portanto, lembre-se de beber água antes, durante e depois do treino. O mínimo recomendado é 2 litros por dia.

Fonte: vitat.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima