Caminhada nórdica: Conheça a tendência fitness

Se você gosta de caminhar, provavelmente irá gostar da caminhada nórdica. A atividade consiste em nada menos do que uma técnica para caminhar segurando dois bastões. Além de permitir a redução do impacto do peso do corpo sobre as pernas, também promove uma movimentação mais intensa dos membros superiores do tronco.

Muito parecidos com os equipamentos de esqui, os bastões obrigam a adicionar mais músculos do que na prática convencional. De acordo com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, este tipo de caminhada en­vol­ve ­mais de 90% dos grupos musculares associados à redução do impacto nas ar­ti­cu­la­ções dos membros inferiores. Já a ca­mi­nha­da clás­si­ca uti­li­za cer­ca de 70% da mas­sa mus­cu­lar.

A caminhada nórdica ganha no quesito de capacidade aeróbica, pois eleva a frequência cardíaca 15% mais do que a prática normal. Isso porque, ao fazer o movimento de vaivém com os bastões, trabalha-se braços, ombros, pernas, glúteos, costas, peito e abdômen. Sendo assim, se uma hora de caminhada normal queima 320 calorias, a caminhada nórdica gasta 400 calorias.

E tem mais: essa técnica pode ser praticada em todo lugar. Diferente do esqui, você não precisa necessariamente ir para outro um país que tenha neve. Pense nisso como uma caminhada normal, porém mais dinâmica, trazendo diversos benefícios para quem deseja perder peso e fortalecer os músculos.

Como escolher o equipamento certo para a caminhada nórdica?

Assim, para praticar sem se machucar, o ideal é escolher os bastões com o comprimento certo para sua altura. Portanto, cheque se o comprimento do bastão na vertical fica entre o umbigo e o peito. Outra forma de descobrir é segurar o bastão com os cotovelos flexionados a 90 graus, tendo a altura das mãos até o chão. Ele são feitos de fibra de vidro ou alumínio, e são leves, pesando cerca de 150 gramas cada.

Fonte: vitat.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima